Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Estádio Municipal de Vila Real de Santo António vai ser palco de um dérbi regional este domingo. Mais do que o embate entre equipas do Sotavento algarvio a militar na Série H do Campeonato de Portugal Prio, esta partida tem outros motivos de interesse.

É que ambas mudaram recentemente a equipa técnica, com a curiosidade do treinador Ivo Soares ter saído do comando do Louletano para liderar precisamente a equipa de Vila Real de Santo António.

O Lusitano de Vila Real de Santo António e o Louletano enfrentam-se com objetivos distintos. Enquanto a equipa da cidade do Guadiana se classifica em 4º lugar, com 20 pontos, a apenas três pontos de distância para o líder Cova da Piedade, o Louletano procura fugir ao fundo da tabela. Com 12 pontos conquistados, a equipa de Loulé espera dar seguimento ao resultado positivo conquistado na jornada passada, onde venceu por 2-0 o Almancilense.

vamos à vila 2025

Esta partida tem o aliciante de Ivo Soares reencontrar a sua antiga equipa, o Lusitano de Vila Real de Santo António.

O ex-guarda-redes do Farense durante o período em que a equipa foi liderada por Paco Fortes, iniciou a sua quinta etapa como treinador em Loulé, depois de ter passado por Farense e Sambrasense.

Para o seu lugar em Vila Real de Santo António entrou António Lima Pereira, irmão do internacional com o mesmo nome que se destacou ao serviço do FC Porto, que, enquanto futebolista, teve passagens pelo Felgueiras, Varzim e Rio Ave.

Analisando o histórico das partidas entre as duas equipas, em 13 jogos, disputadas em competições como a II Liga, II Divisão, III Divisão, Supertaça do Algarve e Campeonato de Portugal Prio, o balanço é mais favorável ao Louletano, com sete vitórias. O Lusitano venceu por duas vezes e o empate foi o resultado final em quatro ocasiões.

A maior vitória para a equipa de Loulé aconteceu na época passada do Campeonato de Portugal Prio (então Campeonato Nacional de Seniores), com a vitória fora por 4-0.

Para além da vitória na 1ª volta do campeonato na presente época, por 1-0, a outra vitória do Lusitano sobre o Louletano remonta à época de 1990/91, pela margem mínima, por 1-0.

 

Outros destaques da jornada 14

Série A

Bragança e Prozis/Vilaverdense têm mais um importante teste nesta jornada, na luta pela liderança da classificação, onde se encontram em igualdade pontual (26 pontos).
O Bragança joga fora frente ao Camacha, enquanto o Prozis/Vilaverdense recebe o Minas de Argozelo.

Série B

Fafe, Vizela e Oliveirense ocupam os lugares do pódio nesta série, com 29, 27 e 24 pontos, respetivamente.
O Fafe procura defender a liderança em casa frente ao Felgueiras, enquanto o Vizela vai até à Póvoa de Varzim.
O Oliveirense procura chegar mais à frente na tabela com um resultado positivo em casa frente ao Trofense.

Série C

Com uma vantagem de seis pontos em relação ao 2.º e 3.º classificados, o Gondomar tem este domingo um importante teste frente ao Salgueiros 08, que se encontra em 3.º lugar, em igualdade pontual com o Cinfães, mas com menos uma partida disputada.
O Cinfães pode beneficiar do resultado deste jogo, tendo para isso de ser eficaz no jogo fora com o Vila Real.

Série D

Com o Estarreja a liderar com 29 pontos, as atenções nesta série focam-se sobretudo na disputa pelo 2.º lugar da tabela, que dará acesso à fase de subida, que conta com três equipas empatadas com 20 pontos.
Lusitano de Vildemoinhos recebe o Mortágua, o Anadia recebe o Gafanha e o Bustelo recebe o Lusitânia de Lourosa.

Série E

Angrense e Praiense disputam entre si a liderança na série, havendo apenas um ponto a separar as duas equipas.
O Oliveira do Hospital classifica-se em 3.º lugar, com 20 pontos, e pode ter um papel na definição da liderança da classificação este domingo, ao receber em casa o Praiense.
Por seu turno, o Angrense recebe o Tourizense.

Série F

A União de Leiria recebe este domingo o Crato com o objetivo de reforçar a vantagem na classificação, que lidera com 33 pontos.
O Caldas recebe a Naval, numa partida que poderá ser crucial para encurtar a diferença para o líder.

Série G

Numa das séries mais equilibradas e competitivas do Campeonato de Portugal Prio, com constantes mudanças na liderança, Casa Pia, Atlético da Malveira, Sintrense e Real estão separados pela margem mínima e procuram chegar ao topo da tabela.
O Casa Pia desloca-se a Loures, o Atlético da Malveira joga fora com o 1.º de Dezembro, o Sintrense recebe o Eléctrico e o Real recebe em casa o Coruchense.

Série H

Para além do dérbi algarvio, as atenções focam-se na luta pela frente da classificação, onde o Cova da Piedade (23 pontos) lidera com um ponto de vantagem sobre o Atlético de Reguengos (22 pontos).
O Moura, que está em 3.º lugar, com 20 pontos, pode ter uma palavra a dizer esta jornada ao receber em casa o líder.
O Atlético de Reguengos recebe o Barreirense.

 

Sobre o Campeonato de Portugal

O Campeonato de Portugal Prio tem 1515 jogadores inscritos, dos quais 87 por cento são portugueses, 112 representam ou já representaram as seleções nacionais e a média de idades está entre os 24 e os 25 anos.

A prova vem substituir o Campeonato Nacional de Seniores e pretende contribuir para a concretização de uma das grandes bandeiras da Federação Portuguesa de Futebol: dar mais visibilidade e desenvolver o futebol não-profissional em Portugal.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Foto: Lusitano GC / Facebook

Lusitano de Évora garante subida à 3 Liga

Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Tozé Marreco diz que «a justiça do futebol podia ter dado mais pontos» ao Farense

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara