Assembleia Municipal de Lagos exige fim das portagens na Via do Infante

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por larga maioria uma moção a exigir a abolição de portagens na Via do […]

Portagens Via do Infante_1A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por larga maioria uma moção a exigir a abolição de portagens na Via do Infante. A proposta, apresentada pelos eleitos pela CDU no dia 30 de Novembro, mereceu o voto a favor de 23 deputados municipais, e apenas um voto contra e uma abstenção.

A AM lacobrigense «exige da Assembleia da República uma resolução determinando a abolição das portagens na A22, Via do Infante» e manifesta o «apoio e solidariedade para com a justa luta das instituições e do povo algarvio na sua exigência de abolição das portagens na Via do Infante».

A Moção aprovada defende que os prejuízos causados pela cobrança de portagens na Via do Infante «são muitos superiores ao que seriam os custos desta Via sem portagens, no seu papel de serviço público financiado pelo Estado e que não pode ser substituído pelo trânsito na sobrecarregada EN125, mesmo que melhorada».

«O uso da EN125 como alternativa, provocou que, só em 2015, segundo os dados conhecidos até Outubro, foram registados 7943 acidentes, provocando 138 feridos graves e a perda de 32 vidas humanas, mais 27 do que nos dois anos anteriores», sustenta a CDU.

Esta tomada de posição surge numa altura em que se abrem novas perspectivas para resolver o problema das portagens na Via do Infante, devido «os resultados do último acto eleitoral para a Assembleia da República» e uma semana antes de se completarem quatro anos desde que as portagens foram introduzidas, a 8 de Dezembro de 2011.

Comentários

pub