Proteção Civil testa capacidade de resposta a Tsunami em exercício internacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai participar num exercício para testar a capacidade de resposta do sistema nacional […]

tsunami-isole-salomone
Foto de arquivo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai participar num exercício para testar a capacidade de resposta do sistema nacional de proteção civil  e a coordenação de esforços com Espanha e Marrocos, na eventualidade de uma ocorrência de Tsunami associado a um sismo, amanhã e quarta-feira, dias 10 e 11 de Novembro.

O cenário que será testado é o de um evento semelhante ao Terramoto de 1755, vulgo de Lisboa, que foi seguido de Tsunami.

Este é um simulacro internacional, que se realizará na modalidade CPX (Command Post Exercise), que servirá para testar a resposta em matéria de proteção e socorro dos vários sistemas nacionais de proteção civil português, espanhol e marroquino.
No nosso país, a iniciativa conta com a participação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Direção-Geral da Autoridade Marítima.

A nível nacional, o exercício irá permitir testar o Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis da Região do Algarve (PEERST-Alg), «nomeadamente ao nível da interligação entre os vários escalões em que se estrutura e organiza a proteção civil e os seus agentes, os protocolos relativos às comunicações de emergência, o sistema de aviso e alerta para o Tsunami, as ferramentas previstas para a gestão das operações de proteção e socorro e os procedimentos destinados ao acolhimento e enquadramento de equipas internacionais projetadas para auxílio de emergência em caso de catástrofe», explicou a ANPC.

Posto de Comando ANPCTambém serão testados os protocolos de comunicação de emergência previstos entre os três países potencialmente afetados por um evento similar ao que causou uma destruição maciça, em Lisboa e no Sul do país, em 1755, e as instâncias responsáveis pela gestão deste tipo de operações ao nível do Mecanismo Europeu de Proteção Civil (ERCC – European Response Coordination Centre).

A avaliação da resposta de Portugal, Espanha e Marrocos é um dos objetivos do projeto europeu «EU WESTSUNAMI», coordenado pela Dirección General de Protección Civil y Emergencias de Espanha, no âmbito do qual é levado a cabo este exercício.

Outros objetivos são «familiarizar a proteção civil marroquina com o emprego das ferramentas e sistemas de gestão de informação em uso pelo ERCC e pelos respetivos serviços de proteção civil de Portugal e Espanha, acionar o protocolo destinado à obtenção de imagens de satélite através do sistema COPERNICUS e testar os procedimentos oficiais previstos para auxílio internacional de emergência em caso de catástrofe originada por Tsunami».

A ANPC lembra que, apesar de se estar a levar a cabo um simulacro desta natureza, «não significa que esteja iminente um Tsunami associado a uma ocorrência sísmica, pois, como é sabido, os sismos – eventos que estão na origem dos Tsunamis – são eventos naturais, súbitos e imprevisíveis, para os quais a ciência não dispõe ainda de capacidade nem de meios para os prever».

Comentários

pub