FNAC Faro e associação In loco mostram documentários sobre o Mediterrâneo

O que é a Dieta Mediterrânica? O que é ser-se Mediterrânico? Quais são os elementos constituintes da Identidade Mediterrânica? Essas […]

Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa3O que é a Dieta Mediterrânica? O que é ser-se Mediterrânico? Quais são os elementos constituintes da Identidade Mediterrânica?

Essas foram as dúvidas existenciais a que seis equipas de Portugal, Líbano, Itália, Egito, Espanha e Palestina procuram dar resposta, em seis documentários que a FNAC e a associação In loco apresentam ao público, no próximo dia 28 de Novembro, sábado, às 16h00, na FNAC do Fórum Algarve, em Faro.

No âmbito do projeto ENPI CBCMED SlowMed, cada uma daquelas seis equipas trabalhou durante mais de um ano na filmagem, produção e edição de um documentário, em que, com ampla liberdade artística e criativa, ficasse expressa a essência do que é ser Mediterrânico, em cada uma destas regiões.

«Os resultados são extremamente interessantes e revelam, de forma apelativa, poética ou pragmática, olhares diferentes sobre cada território, as suas populações, os seus traços culturais», salientam os organizadores.

Da visualização destes documentários, «resulta óbvio que a Dieta Mediterrânica é um estilo de vida complexo e rico, que tem associado um padrão alimentar milenar e, fundamentalmente, que temos muito mais em comum do que aquilo do que nos divide», acrescentam.

Por isso, «neste momento em que o preconceito ganha terreno, alimentado pelo medo e pelo desconhecimento, estes seis documentários sobre a essência do que é o Mediterrâneo, são um contributo importante para a tomada de consciência do nosso papel individual e coletivo numa cultura milenar que partilhamos».

Os documentários têm locução ou são legendados na língua original e em Inglês.

Comentários

pub