Filme “Mustang” vence Prémio LUX de cinema do Parlamento Europeu (com fotos)

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou dia 24, no hemiciclo de Estrasburgo, que o vencedor do prémio de […]

Parlamento Europeu_entrega prémios lux_9O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou dia 24, no hemiciclo de Estrasburgo, que o vencedor do prémio de cinema Lux 2015 é “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven (França, Alemanha, Turquia e Catar). “Mustang” conta a história de cinco irmãs na Turquia que se querem libertar da opressão, incluindo dos casamentos forçados, e viver a sua vida.

“Estes três filmes levantam questões fundamentais: como deve o nosso continente de emigração mudar para se tornar num continente de imigração? Qual o papel das mulheres em sociedades às nossas portas? De que modo está a crise económica a afetar a nossa vida em conjunto? Estes filmes europeus merecem o nosso apoio. Orgulho-me de que o Parlamento Europeu esteja a ajudar mais uma vez este ano a divulgá-los o mais amplamente possível”, disse Martin Schulz.

“Num momento em que os inimigos da cultura estão a tentar atacar-nos, é essencial destacar o respeito mútuo na nossa diversidade. Neste momento em que precisamos de luz, o prémio Lux é, sem dúvida, um prémio importante”, acrescentou o presidente do Parlamento Europeu na cerimónia de entrega do prémio, em Estrasburgo.

Os três filmes finalistas
Os três filmes finalistas

“Mustang” destaca a união de cinco irmãs, residentes numa aldeia no Norte da Turquia, e a perda da sua infância. Uma brincadeira inocente dá lugar a um escândalo com consequências inesperadas: o lar transforma-se numa prisão e a escola é substituída por trabalhos domésticos…

Os outros filmes finalistas eram “Mediterranea”, de Jonas Carpignano (Itália, EUA, Alemanha, França e Catar), e “Urok” (A Lição), de Kristina Grozeva e Petar Valchanov (Bulgária, Grécia).

O prémio Lux foi criado em 2007 pelo Parlamento Europeu e é atribuído anualmente. O objetivo é promover os filmes produzidos na Europa que contribuam para fomentar a identidade e a diversidade cultural europeias.

Os filmes finalistas são legendados nas 24 línguas oficiais da UE, com financiamento do Parlamento Europeu, e são projetados em salas de cinemas em todos os 28 Estados-Membros durante os “Lux Film Days”, de setembro a dezembro de cada ano.

O filme vencedor é escolhido pelos eurodeputados que participam na votação realizada nas semanas que antecedem a entrega do prémio.

Em 2014, o vencedor do galardão de cinema do Parlamento Europeu foi o filme “Ida”, de Pawel Pawlikowski (Polónia, Dinamarca).

Portugal já marcou presença na fase final do prémio Lux através de “Tabu”, do realizador português Miguel Gomes, em 2012, e de “Belle Toujours”, de Manoel de Oliveira, em 2007.

Ao que o Sul Informação apurou, o filme «Mustang» terá estreia comercial em Portugal, na próxima Primavera. A fita turca é também uma das fortes candidatas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Fotos – Elisabete Rodrigues|Sul Informação (em Estrasburgo):

Comentários

pub