Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoO Centro de Ciências do Mar (CCMAR), associado à Universidade do Algarve, vai ser um dos parceiros do novo projeto europeu «Aquaexcel 2020», cujo objetivo é «facilitar e suportar o crescimento sustentável do setor aquícola», anunciou este centro de investigação algarvio.

O projeto foi lançado, recentemente, em Montpellier, em França, e «integra um largo grupo de instituições de investigação ligadas à aquacultura, tendo como objetivo promover avanços e inovação na investigação em aquacultura na Europa».

Ao todo, estão envolvidas 22 organizações parceiras, de doze países europeus. O projeto iniciou oficialmente a 1 de outubro de 2015 e termina em outubro de 2020. O CCMAR «coordenará uma importante linha de trabalho, relacionada com a padronização e ferramentas para a aquacultura».

sessões de cinema de inverno

«Dentro deste projeto, que tem uma duração de cinco anos, um dos aspetos mais importantes é facilitar o acesso subsidiado a infraestruturas de topo, assim como a serviços especializados, quer para investigadores, como para académicos e empresas», revelou o CCMAR.

As 39 estações de topo de aquacultura envolvidas no projeto vão estudar vários aspetos científicos relevantes, desde as espécies aos sistemas de cultivo.

O projeto prevê, ainda, o acesso a um único portal «de alta qualidade», com serviços e fontes especialmente concebidas de acordo com as necessidades da comunidade europeia de aquacultores.

Sul Informação«Cerca de metade do orçamento do projeto, aproximadamente 9 milhões de euros, serão gastos no acesso a esta plataforma transnacional de infraestruturas de investigação e na harmonização de serviços, quer para académicos, quer para o setor privado, nomeadamente indústria e pequenas e médias empresas. Deste modo, fomenta-se a mobilidade e o acesso gratuito de investigadores e empresários a infraestruturas de topo que não estão disponíveis nos respectivos países de origem», enquadrou o centro de investigação algarvio.

O novo projeto dá continuidade a uma linha de investigação que já existiu no último Quadro Comunitário de Apoio, o projeto «Aquaexcel», mas ambiciona ir mais longe, «construindo novas ferramentas de modelos e fenótipos, experiências padronizadas, linhas experimentais de novas espécies de peixes e acesso remoto a novas soluções».

No fundo, esperam os investigadores, este projeto «elevará a aquacultura a um novo nível em 2020».

O crescimento deste setor ocupa um espaço central, na Política Comum de Pescas da União Europeia, já que, como salienta o CCMAR, «a procura de peixe está a aumentar, mas não é expetável que a pesca acompanhe este aumento devido à sobreexploração de alguns stocks pesqueiros».

sessões de cinema de inverno
vilavitaparc

Também poderá gostar

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

bycatch tubarões1

Já há um guia para reduzir a captura acessória de tubarões e raias vítimas da pesca de arrasto