Casa atingida por raio, estrada cortada e condutor resgatado foram os casos mais graves em Portimão

Uma casa em Monte Canelas com danos graves após a queda de um raio, que provocou um incêndio e destruiu […]

bombeirosUma casa em Monte Canelas com danos graves após a queda de um raio, que provocou um incêndio e destruiu equipamentos, a estrada municipal 532, que liga o Autódromo do Algarve a Marmelete cortada devido a inundação e o resgate aquático do condutor de um veículo que ficou retido nessa estrada foram as ocorrências mais graves registadas em Portimão, no passado domingo, segundo revelou ao Sul Informação o comandante Richard Marques, responsável pela Proteção Civil e pelos Bombeiros do concelho.

No total, no dia 1 de Novembro, em Portimão, registaram-se «25 ocorrências relacionadas com a Situação Meteorológica Adversa, designadamente uma Cheia, 11 Inundações, um Incêndio em equipamentos devido a descarga elétrica, uma queda de árvore, um resgate aquático, três sinalizações de perigo, seis quedas de estruturas/elementos e ainda uma abertura de elevador. A Estrada Municipal 532 (ligação do Autódromo para Marmelete/Monchique) foi cortada».

Richard Marques acrescentou que, nas operações de proteção e socorro, participaram 54 meios técnicos e 140 operacionais, do Corpo de Bombeiros de Portimão, Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) e da empresa de elevadores OTIS.

Portimão também ajudou Albufeira, com meios e pessoas. Assim, foram mobilizados pelo CDOS de Faro, desde o primeiro momento,  meios e recursos em apoio, inicialmente para operações de proteção e socorro, cinco veículos e 19 operacionais do Corpo de Bombeiros de Portimão. A estes juntaram-se, depois, para as ações de recuperação da normalidade, meios da EMARP (com uma motobomba de grande débito e um limpa-fossas) e da Câmara Municipal (com um veículo de transporte de equipamentos).

Depois do temporal de domingo, acrescenta o responsável pela Proteção Civil de Portimão, «foram constituídas pelas Juntas de Freguesia, equipas de avaliação para identificar eventuais situações de obstrução de sistemas de drenagem e/ou de risco que tivessem ocorrido na sequência da precipitação intensa e que pudessem comprometer o escoamento, considerando a saturação dos solos».

Comentários

pub