Alunos de São Brás de Alportel fazem visitas virtuais ao Jardim Zoológico

Dezasseis alunos do grupo de Educação Especial das Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos e Escola Secundária José Belchior […]

Lisbon_Zoo,_Portugal_-entrance-14Sept2010Dezasseis alunos do grupo de Educação Especial das Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos e Escola Secundária José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel vão “visitar” amanhã o Jardim Zoológico de Lisboa, sem sair da Biblioteca Municipal. Como? Através de videoconferência. Amanhã sessão é dedicada aos mamíferos, mas até ao final do projeto, em abril, este grupo de alunos vai aprender mais sobre aves, répteis e anfíbios, ou antrópodes.

Esta iniciativa faz parte do Projeto “O Zoo vai à Escola”, único no país, que «pretende aproximar os estudantes são-brasenses, no Algarve, dos habitantes do Jardim Zoológico de Lisboa através de sessões informativas por videoconferência».

A ideia original partiu do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do município de São Brás de Alportel – Quinta do Peral e resulta de uma parceria com o Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa, entidade à qual foi lançado o desafio de desenvolver este projeto com as escolas e os jovens
alunos.

A Câmara de São Brás de Alportel adianta que os alunos «terão a oportunidade de assistir a quatro sessões por videoconferência com os técnicos do Centro Pedagógico. Durante as sessões informativas os técnicos estarão junto dos animais em destaque em cada edição, para dar a conhecer as suas características, hábitos, comportamentos, alimentação e divulgar outras curiosidades aos alunos participantes nesta visita virtual».

Se os mamíferos vão estar em destaque na visita virtual de amanhã, «em janeiro as aves são as protagonistas, em fevereiro seguem-se os répteis e os anfíbios e artrópodes dão-se a conhecer em abril, na última sessão. Para terminar com chave de ouro, a Quinta do Peral convida os participantes de “O Zoo vai à Escola” para uma visita real ao Jardim Zoológico de Lisboa, que será em maio do próximo ano».

Segundo a autarquia, «através deste interessante projeto de carácter pedagógico, a Quinta do Peral proporciona aos alunos são-brasenses uma experiência sem fronteiras, aplicando as potencialidades da tecnologia ao serviço da educação, para alargar os conhecimentos deste grupo de alunos em relação aos animais e à vida na natureza, contribuindo para consciencializar, informar e sensibilizar as novas gerações».

Comentários

pub