Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Sul Informação
Bons enchidos de Monchique Foto: Martyna Mazurek

Monchique é a “Terra de Culinária 2016”. A distinção, que premeia o melhor plano de promoção e preservação da herança gastronómica, foi entregue esta quarta-feira, em Évora, no Congresso Nacional de Turismo de Culinária.

O prémio a nível nacional, que é uma iniciativa da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, em parceria com o Turismo de Portugal e a DGARD – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, deixou Rui André, presidente da Câmara de Monchique satisfeito, mas consciente de uma maior responsabilidade.

«Isto obriga a que no ano de 2016, tenhamos uma atitude pró-ativa, quer no mercado nacional, quer no internacional. É também uma ponte com a APTECE e com o Turismo de Portugal. É uma distinção que vem qualificar a nossa oferta e que faz também que tenhamos um nível de apresentação diferente», disse o autarca ao Sul Informação.

festival do marisco de olhao

Segundo Rui André, os produtos gastronómicos monchiquenses são conhecidos pelas pessoas, «mas houve quem, neste congresso, dissesse que era pena que não estivessem mais divulgados. Esse é também um desafio que temos pela frente».

A Câmara de Monchique diz em nota enviada às redações que «este prémio agora recebido, põe em evidência um trabalho concertado entre vários agentes locais, quer sejam públicos, privados e associativos que se envolvem em torno de um legado muito importante e que é, sem dúvida, um dos grandes atrativos do concelho de Monchique».

Sul InformaçãoA autarquia adianta também que «esta distinção permite a Monchique, valorizar, ainda mais, e promover o património gastronómico do Concelho, envolvendo as suas diversas entidades, associações e empresários do sector produtor tradicional e da restauração, entre outros».

Rui André admite que quando foi apresentada a candidatura, «sabíamos que teríamos hipóteses de vencer, fruto do trabalho já delineado», mas agora, «com esta distinção Nacional, teremos uma projeção nacional e internacional que devemos aproveitar para aumentar ainda a qualidade deste nosso produto estratégico, envolvendo cada vez mais os agentes e players locais, uma vez que por este setor podemos criar ainda mais dinâmicas, para além das existentes, de forma a que o setor primário e da produção faça cada vez mais sentido».

Rui André não tem dúvidas que «somos detentores dos melhores produtos e com uma qualidade diferenciadora e genuína inigualável. Torna-se agora importante criar à sua volta mais projetos e produtos capazes de continuar a gerar emprego e riqueza para as populações locais. Com esta distinção e apoio, o caminho torna- se mais claro e proeminente. No próximo ano, o Concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos seus mais variados eventos e comemorações», garantiu.

Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Gnocchis de pão alentejano, puré de agrião, burrata

Nova carta do “Volta do Mar” celebra a costa de Sines e o sabor da terra

Menu Restaurante Adega Ribafreixo

Ribafreixo convida a degustar novos pratos em harmonia com os vinhos da herdade

Topos Domes Lake Algarve (14)

Uma viagem entre Portugal e Grécia é o que propõe a nova carta do restaurante do Domes Lake Algarve