Edição de 2015 do Festival Verão Azul chega a Sotavento e a mais público

O Festival Verão Azul vai regressar este mês ao Algarve e, nesta sexta edição, há novidades. O festival vai estender-se ao […]

Verão AzulO Festival Verão Azul vai regressar este mês ao Algarve e, nesta sexta edição, há novidades. O festival vai estender-se ao Sotavento – Loulé e Faro – e realizar-se em dois momentos distintos. Em Lagos e Portimão, há atividades entre 15 e 25 de Outubro, e, em Loulé e Faro, entre 14 e 28 de novembro.

O festival começa no dia 15 de Outubro, no Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me”, de Ana Borralho & João Galante – realizado e interpretado por um grupo de adolescentes de uma escola secundária de Portimão – e termina a 28 de Novembro, no Teatro das Figuras de Faro, com o concerto do britânico Benjamin Clementine.

Durante o Festival, serão apresentadas as novas criações de Pablo Fidalgo Lareo e da dupla Vera Mota e Pedro Augusto, no Centro Cultural de Lagos, e de Mónica Calle, no Cine-Teatro Louletano, enquanto a  Companhia Caótica vai apresentar um espetáculo em Lagos, e o Teatro de Ferro estará em Portimão, em iniciativas para o público mais jovem.

O Verão Azul também terá concertos de Marçal dos Campos, na Galeria LAR de Lagos, e de Perigo Público e Allen Halloween, no TEMPO, bem como sessões de cinema, com filmes dos realizadores portugueses André Príncipe e João Nicolau, e com a exibição para o público jovem (escolar e familiar) do filme de animação “O Mágico”, de Sylvain Chomet, e de duas curtas de um dos mestres do cinema mudo Buster Keaton.

O Fuso – anual de video-arte, junta-se pela primeira vez ao Verão Azul, com uma extensão a Lagos, que traz nove curtas originais que serão exibidas em sessão contínua no Centro Cultural e também no LAC – Laboratório de Actividades Criativas.

Faro vai receber também “Atlas Faro”, de Ana Borralho & João Galante, um espetáculo que reúne em palco 100 pessoas de diferentes profissões e que chega pela primeira vez ao Algarve, naquela que é uma co-produção do Festival Verão Azul com o Teatro das Figuras.

Este espetáculo, «depois de uma extensa digressão que, desde a sua estreia, levou este trabalho a várias cidades de Portugal, Europa e também Brasil», quer reunir «100 pessoas desta comunidade para integrarem este projecto singular.  O convite à participação está aberto e o único requisito à participação é vontade e disponibilidade para uma semana de ensaios antes da apresentação no dia 21 de Novembro».

Em paralelo com esta programação, vai também realizar-se uma oficina para escolas do primeiro ciclo da Companhia Caótica, que propõe a construção de uma banda sonora para um pequeno filme de animação.

A convite do Verão Azul, um grupo de alunos da escola EB2.3 das Naus, em Lagos, que frequentam a disciplina de rádio, irá fazer o acompanhamento e cobertura do Festival. O desafio desta iniciativa é «que realizem conversas com os artistas e equipas, visitem os bastidores, acompanhem as montagens e ensaios e assistam aos espetáculos que irão acontecer em Lagos e Portimão».

A associação casaBranca, que organiza o evento, descreve a edição de 2015 do Verão Azul como um «evento cultural de matriz transdisciplinar e contemporânea, que a cada edição diversifica propostas e formatos, assumindo a cidade de Lagos como o seu eixo central, mas que, através de uma rede ampliada de parcerias intermunicipais, chega agora também a outras cidades algarvias (Portimão, Loulé e Faro) e a mais público».

Pode consultar a programação detalhada do Festival Verão Azul aqui.

 

 

 

 

 

Comentários

pub