Abordagem multidisciplinar dos GIP do Baixo Guadiana já surte efeitos

Os três Gabinetes de Insersão Profissional do território do Baixo Guadiana, em apenas dois meses de funcionamento, já abrangeram cerca […]

empregoOs três Gabinetes de Insersão Profissional do território do Baixo Guadiana, em apenas dois meses de funcionamento, já abrangeram cerca de 500 pessoas. Entre sessões coletivas várias, a abordagem descentralizada e de proximidade dos gabinetes têm garantido bons resultados.

Até à data, e com dois meses de trabalho apenas, os GIP do Baixo Guadiana, situados nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, «já apresentam resultados animadores, baseados numa metodologia descentralizadora, relembrando que estes gabinetes funcionam como suporte à intervenção dos serviços de emprego e cujas palavras-chave são: emprego, formação e empreendedorismo», salienta a associação Odiana, em nota de imprensa.

A meta é o desenvolvimento de atividades de apoio à procura ativa de emprego, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, entre outras.

«O objetivo é o estabelecimento de contactos entre empresários e empregados, através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de grande proximidade com as populações no território do Baixo Guadiana, fazendo todo um trabalho de apresentação de medidas de apoio à contratação, ajuda na submissão de candidaturas e apoio na plataforma Netemprego. Digamos que se trata de um gabinete que leva o “Centro de Emprego” à população», acrescenta a Odiana.

No Baixo Guadiana, o GIP interveio junto de um total de 453 pessoas, sobretudo através de ações de apoio à procura de emprego; ações de informação sobre medidas de emprego e formação, oportunidades de emprego/formação e programas comunitários de apoio à mobilidade no emprego/formação.

No que diz respeito a entidades, já 15 usufruíram do apoio dos GIP do território.

Entre as diversas sessões coletivas e de informação realizadas constam: Comunicação Assertiva, Técnicas de Procura de Emprego, Tecnologias de Informação e Comunicação, Desenvolvimento Pessoal e Social, Relacionamento Interpessoal, Competências Empreendedoras, Inglês e Geriatria, entre as demais.

A Associação Odiana assinou, no final do mês de Julho, contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a gestão de três Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no território, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Para marcação de reunião com os GIP do Baixo Guadiana ficam os emails:[email protected] , [email protected] , [email protected]

Comentários

pub