Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA maioria dos portugueses vê o carro como um meio de transporte como outro qualquer (74%), constatou o Observador Cetelem na sua análise ao futuro do mercado automóvel.

Considerado durante décadas como símbolo de status social e marca de modernidade, o automóvel é agora encarado como um bem obsoleto por 11% dos portugueses.

Estes dados são divulgados no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, que se assinala na próxima terça-feira, dia 22 de setembro.

lagos eventos

A perceção dos automobilistas em relação ao carro tem vindo a mudar e são cada vez mais os inconvenientes encontrados no uso de automóvel.

Atualmente, a grande maioria dos portugueses (86%) associa ao carro um custo muito elevado. Mas além dos custos, quase metade dos portugueses (47%) associa ao automóvel uma série de outros incómodos, como a poluição, o ruído e o stress.

No ano passado, o Observador Cetelem dava conta que, entre os europeus, os portugueses são os mais adeptos da partilha de boleias. Cerca de 28% de portugueses afirmavam ter partilhado deslocações em 2014, uma percentagem acima da média europeia (20%). Uma tendência que pode ser interpretada como uma consequência da crise, mas que revela também uma maior consciencialização dos portugueses para o impacto negativo do uso do carro para o ambiente.

«Nos últimos anos tem-se vindo a verificar uma maior consciencialização por parte dos automobilistas, que se mostram agora mais cientes das desvantagens do carro e do seu impacto no meio ambiente. Esta mudança na perceção que os portugueses têm do automóvel vai levando, pouco a pouco, a alterações de comportamentos e ao aparecimento de formas de mobilidade alternativas, como a partilha de boleias», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Se tem um Mini Moke, participe nas filmagens em Faro do “Wheeler Dealers” com Mike Brewer

Se tem um Mini Moke, participe nas filmagens em Faro do “Wheeler Dealers” com Mike Brewer

Sul Informação - Direção-Geral do Consumidor deteta anúncios ilegais sobre imóveis nas plataformas online

Direção-Geral do Consumidor deteta anúncios ilegais sobre imóveis nas plataformas online

Sul Informação - Detido homem que não tinha carta, mas fez direto no Facebook a conduzir na A22

Parlamento aprova diploma que acaba com dístico do seguro no vidro do carro