Albufeira, Loulé, Lagoa e Faro sugerem deixar o carro em casa na terça-feira

Faro, Albufeira, Lagoa e Loulé são os concelhos do Algarve que estão a assinalar, com várias iniciativas, a Semana Europeia […]

150920151100-519-Semanamobilidade2015Faro, Albufeira, Lagoa e Loulé são os concelhos do Algarve que estão a assinalar, com várias iniciativas, a Semana Europeia da Mobilidade. Para dia 22, está marcada a ação mais visível, o Dia Europeu Sem Carros, em que algumas artérias destes municípios vão estar interditas ao trânsito.

O tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade destaca a multimodalidade e «incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar assim, mais rápida e agradável».

«Escolhendo-os de forma inteligente podemos economizar dinheiro, melhorar a nossa saúde e ajudar o ambiente», acrescenta a Agência Portuguesa do Ambiente.

A Agência Portuguesa do Ambiente, que é a entidade responsável pela promoção e coordenação técnica nacional da campanha, apresenta aqui a lista dos municípios aderentes à Semana Europeia da Mobilidade, sendo que, no Alentejo, Mértola, Aljustrel e Sines são alguns dos concelhos com iniciativas neste âmbito.

 

Faro:

Em Faro, o trânsito motorizado vai ficar interdito no Largo Afonso III – Vila Adentro, entre as 10h00 e as 12h30, passando o núcleo histórico a estar reservado a peões ciclistas e transportes públicos.

Loulé:

Em Loulé, durante a Semana Europeia da Mobilidade, estão a ser distribuídos folhetos de sensibilização ambiental «subordinados à Mobilidade Sustentável e à temática da SEM 2015, nos quais se encontram incorporados vouchers com ofertas promotoras dos diferentes meios de locomoção que o munícipe tem à sua disposição».

Nas escolas, está a ser apresentado o projeto CycleBus, um projeto continuado de educação ambiental, que «tem como objetivos promover a mobilidade sustentável, especialmente a bicicleta, incutir nos mais jovens hábitos de deslocação mais saudáveis e ambientalmente mais equilibrados, sensibilizar para as questões da prevenção rodoviária e contribuir para a diminuição do tráfego rodoviário».

No dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, no âmbito de uma iniciativa do Projeto “Dar Cor à Cidade”, no Bairro de Santa Luzia, em Loulé, vai ter lugar um workshop de pintura de grafitis subordinado à Semana Europeia da Mobilidade 2015 e mobilidade sustentável, dinamizado em colaboração com a Associação Artística Satori e destinado ao público mais jovem, segundo adianta a Câmara de Loulé.

Neste dia, a Praça da República vai estar encerrada ao trânsito motorizado entre as 9h00 e as 17h00 e estão marcadas várias atividades no local, em especial durante a manhã, relacionadas com a mobilidade sustentável. Uma pista insuflável com carrinhos a pedal, disponibilização de bicicletas para experimentação ou aluguer, aulas de fitness e de exercício ao ar livre, pista de Trânsito da GNR – Escola Segura e distribuição de material de sensibilização ambiental subordinado à mobilidade sustentável, são algumas das iniciativas a decorrer.

A Câmara de Loulé vai também «desenvolver e editar materiais de sensibilização sobre a mobilidade sustentável, através dos quais, procurar-se-á sensibilizar para a mobilidade sustentável, impulsionando a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, nomeadamente “Entra… que eu levo-te”, slogan que será colocado nos transportes urbanos de Loulé e Quarteira e a edição n.º 12 da Newsletter LC Sustentável, subordinada às alterações climáticas e projeto ClimAdaPT.Local e à SEM 2015».

Lagoa:

Em Lagoa, as ações alusivas à Semana Europeia da Mobilidade estão a acontecer um pouco por todo o concelho. Em Estômbar e Parchal houve Festas de Zumba, na quarta e quinta-feira, respetivamente e ontem, ao fim do dia, houve caminhadas organizadas, em vários pontos do município.

Para amanhã, domingo, logo cedo, às 8h30 haverá um percurso de natureza, com ponto de encontro no Pavilhão Municipal Jacinto Correira, em Lagoa e outro, entre o Cais do Calhau e o Parque Municipal do Sítio das Fontes, às 9h00. Às 19h00, volta a haver Festa de Zumba, em Porches.

Na segunda-feira, Ferragudo recebe uma ação de sensibilização durante a manhã, sendo que, no adro da Igreja, estará montado um insuflável.

Já para dia 22, Dia Europeu Sem Carros, o Largo da Igreja de Ferragudo vai receber a Festa da Mobilidade, durante todo o dia. Haverá uma exposição sobre mobilidade, ações sobre sensibilização para regras de trânsito e de mobilidade e a Rua 1º de Maio vai ser descida por carros a pedais, bicicletas, veículos elétricos e tuk tuk estando, por isso, com acesso condicionado.

Albufeira:

A cidade de Albufeira vai assinalar o Dia Europeu Sem Carros com a realização de uma caminhada com 6km, que vai passar por várias ruas da cidade. A iniciativa está marcada para as 20h30, a partir do parque de estacionamento, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Para participar na iniciativa, é necessário enviar inscrição para a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Albufeira para o seguinte endereço eletrónico: [email protected]. No dia daprova os participantes devem levar água, roupa e calçado confortável e uma lanterna.

Neste dia a Câmara sugere aos munícipes que deixem o carro em casa para ajudar a melhorar o ar que se respira na cidade.

 

 

Comentários

pub