Postos de Saúde Praia do Algarve já atenderam 3524 pessoas este Verão

Os Postos de Saúde de Praia, que a Administração Regional de Saúde do Algarve tem instalados em 32 zonas balneares […]

posto de saúde de praiaOs Postos de Saúde de Praia, que a Administração Regional de Saúde do Algarve tem instalados em 32 zonas balneares da região, já atenderam mais de 3500 pessoas, desde o início do Verão.

Os postos, dinamizados em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa vão estar em funcionamento, pelo menos, até dia 30 de Agosto (sete deles mantém-se até 13 de Setembro).

A ARS revelou alguns dados relativos ao funcionamento destes 32 Posto de Praia, onde se destaca o número de pessoas atendidas, até agora: 3524.

Este valor corresponde, respetivamente, «a 1.905 tratamentos, 670 medições de pressão arterial, 546 atendimentos devido a picadas de peixe-aranha e insetos, 115 para realizar testes de Glicemia e 237 para administrar injecções, tendo sido registados durante este período 51 encaminhamentos para outras unidades de saúde», segundo a ARSA.

A mesma entidade avançou que cerca de 66,9 por cento (%) dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (53,1% são residentes noutras regiões do país e 13,8 % são estrangeiros) e os restantes 33,1% são residentes no distrito de Faro. Os postos de Armação de Pêra, Culatra e Armona foram os mais movimentados.

«A acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efetuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos Postos de Saúde de Praia, sendo os parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias», ilustrou a ARS do Algarve.

Este serviço funciona todos os dias, entre as 10h30 e as 19h30.

Comentários

pub