Peça «Menos Emergências» junta mais de 40 artistas no palco do Cine-Teatro Louletano

O Cine-Teatro Louletano vai ter um palco cheio, a 5 de Setembro, dia em que acolhe a peça «Menos Emergências», […]

Menos EmergênciasO Cine-Teatro Louletano vai ter um palco cheio, a 5 de Setembro, dia em que acolhe a peça «Menos Emergências», da companhia Teatro do Elétrico, que tem um elenco de mais de 40 pessoas.

Dez atores, entre os quais Custódia Gallego, Filomena Cautela e José Leite, uma orquestra de 13 músicos e um coro com 20 cantores unem-se «num dinâmico diálogo entre estética visual e movimento».

A encenação é do algarvio Ricardo Neves-Neves, que adaptou o texto do dramaturgo inglês Martin Crimp. «Numa altura em que a Europa tem um peso cada vez mais esmagador em Portugal, queremos trazer à cena um texto que espelha a realidade não só de um país específico, mas de um conceito de ‘primeiro-mundismo’ solitário, flácido, perigoso e infértil em que toda a Europa se arrisca a cair», descreve o encenador da peça.

«“Menos Emergências” é uma trilogia de peças ou 3 episódios de uma crónica sobre a miséria humana, contada pela voz do que poderá ser uma certa burguesia florida e suburbana europeia. É um texto político e moralmente incorreto, onde a pobreza de espírito das personagens espelha uma certa mediocridade entre as relações humanas e a forma como lidam com a violência e a crueldade», descreveu a Câmara de Loulé.

«É uma peça fria, sofisticada, porém bárbara, hesitante e um atento e sensível retrato sobre a hipocrisia educada e elegante presente nas relações humanas. Entre indefinição e aridez, as personagens prefiguram um questionamento do plano ético sobre a estrutura da ordem civilizacional que conhecem. É um olhar atento, mas ingénuo, crédulo e simples sobre a paisagem social e intelectual, as oscilações de bem-estar e de poder, numa realidade desconhecida, mas cujos vértices tocam a nossa», acrescentou.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Comentários

pub