IEFP lança 13 cursos com equivalência ao 12º ano em diferentes pontos do Algarve

O Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve vai lançar 13 Cursos de Aprendizagem, destinados a jovens com menos […]

Oficina no Areal GordoO Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve vai lançar 13 Cursos de Aprendizagem, destinados a jovens com menos de 25 anos, em Setembro e em Outubro.

Todos os cursos dão dupla certificação aos formandos, ou seja, equivalência ao 12º ano e qualificação profissional de nível 4 (sistema dual) e duram cerca de dois anos e meio.

Esta é mais uma leva deste tipo de cursos lançada pelo IEFP, no Algarve, numa modalidade que tem sido uma aposta forte do instituto e tem tido muita procura. Os jovens interessados em seguir esta via já podem inscrever-se nos diferentes cursos.

E há muita variedade de áreas à escolha e também dispersão territorial, até porque se pretende, com estes cursos, ir ao encontro das necessidades das empresas de vários pontos do Algarve.

Em Faro, serão ministrados cursos de Esteticista – Cosmetologista, Técnico/a de Soldadura, Técnico/a de Multimédia e Técnico/a de Restaurante/Bar. Este último curso também será promovido em Tavira.

No caso dos cursos de Soldadura e de Multimédia, estão intimamente ligados a apostas recentes do IEFP. Os futuros soldadores vão beneficiar da certificação como entidade formadora internacional na área da soldadura obtida pelo Centro de Formação do IEFP de Faro. «Isso significa que os nossos formados, quando saem de cá, estão aptos a trabalhar em qualquer país», salientou o delegado regional do instituto Carlos Baía, em declarações ao Sul Informação.

Samsung Tech Institute inaugurado em Faro_3Os alunos do curso de Multimédia usufruirão, por seu lado, do polo do Samsung Tech Institute que foi recentemente inaugurado, no Areal Gordo.

O IEFP também irá lançar cursos de Rececionista de Hotel, em Loulé, em Vila Real de Santo António, em Silves e em Portimão, bem como formações de Técnico/a Comercial e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, em Lagos e em Portimão, respetivamente.

Os interessados em inscrever-se numa destas ações de formação deverá dirigir-se aos serviços de emprego do IEFP. Há mais informação disponível no site do instituto.

Os cursos em causa preveem cerca de 3200 horas de formação, das quais 1500 horas em empresas. «Neste modelo, os jovens, ao longo de três períodos distintos, vão alternando a formação em sala e em contexto de trabalho. Dessa forma, vão percebendo como funcionam as empresas e interagindo com os trabalhadores e conhecendo o mercado de trabalho. Esse contacto com o mercado de trabalho, vai aumentando de período para período», explicou Carlos Baía.

«O sistema dual não impede que os jovens que o terminam se candidatem à Universidade. Podem concorrer em igualdade de circunstâncias com qualquer outro aluno com o 12º ano regular. Mas, se quiserem ir trabalhar logo após terminar o curso, têm a mais valia de já terem tido contacto com o mercado de trabalho», ilustrou.

Formação de Esteticista Cosmetologista no IEFP de FaroO IEFP dá mesmo um exemplo de um caso de sucesso, ligado aos Curso de Aprendizagem que promove, o de Inês Agulhas, que terminou o seu curso de Esteticista/Cosmetologista há cerca de uma semana.

A jovem ingressou num curso do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, em Portimão, em 2012, numa altura em que tinha apenas 15 anos, logo após terminar o 9º ano.

«Residente em Ferragudo, depois de ter procurado em várias escolas da sua zona, entusiasmou-se com o curso de Esteticista/ Cosmetologista que lhe permitia, em simultâneo, adquirir a qualificação profissional de Esteticista e o 12º ano», descreveu o IEFP.

A componente prática foi realizada no Lisvaýa Spa do Hotel Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa, de 5 estrelas, em Carvoeiro (Lagoa). É aqui que Inês começará a trabalhar já em Outubro, através da medida Estágio Emprego.

Comentários

pub