Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA procissão solene pelas ruas da cidade, com a imagem de Nossa Senhora da Luz, atribuída a Machado de Castro, é o ponto alto das festas em honra da padroeira, marcadas para 8 de Setembro, feriado municipal.

A procissão sai às 19h00 da Igreja Matriz – que foi praticamente destruída pelo terramoto de 1 de novembro de 1755 – relíquia da arquitetura religiosa, que ostenta uma frontaria barroca, com três naves, e alberga a imagem de Nossa Senhora da Luz.

Nossa Senhora da Luz fez a sua primeira saída, em procissão popular, no ano de 1837, por decisão da Junta da Paróquia, a 9 de agosto do mesmo ano. Hoje, o evento é tão conhecido e venerado na região que arrasta consigo multidões, face ao peso das fortes tradições religiosas que representa, pelo que constitui um cartão de visita do concelho, em termos de cultura católica.

jf-quarteira

A festa continua, depois, em frente à Igreja Matriz, no Largo dos Combatentes – onde se situam a Biblioteca, o Arquivo Municipal e o monumento aos Combatentes – que se transforma num animado ponto de encontro, com o apoio logístico e funcional da Câmara Municipal de Lagoa, responsável pela vinda dos artistas e que também faculta o espaço a pequenos feirantes.

Para que a festa seja, de facto, de raiz popular, a Paróquia organiza uma quermesse com as doações da população.

Sul InformaçãoEste ano, as Festas em Honra da Senhora da Luz começam no dia 4 de Setembro, com a apresentação da peça de teatro de humor “Os retrasados no Zoomarine”, pelo Grupo Coral Jovem da Paróquia de Lagoa, no Auditório Municipal (21h00).

No domingo, dia 6, celebra-se a eucaristia comemorativa da Sagração da Igreja Matriz (12h00), tendo ainda lugar a final do concurso “Voz de Lagoa 2015” (21h00).

Na segunda-feira, dia 7, haverá eucaristia (9h00), abertura da Quermesse (20h00) e espetáculo com Ricardo & Henrique.

O dia grande das festas é o 8 de Setembro, com diversas iniciativas programadas. Assim, às 16h00, abre a exposição de fotografia “O Algarve de Artur Pastor”, no Convento de S. José, ponto alto dos Encontros de Fotografia de Lagoa.

Depois da missa às 18h00, segue-se a procissão pelas ruas da cidade (19h00), a abertura da Quermesse (20h00), o espetáculo com Adriana Lua e sua banda (22h00), seguido do tradicional fogo de artifício (23h45).

lagos eventos
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Turismo, a indústria da felicidade

Lagoa reúne-se com entidades para ordenar zona costeira entre Albandeira e Benagil

Sul Informação - 11ª edição da Carvoeiro Noite Black & White «superou todas as edições anteriores»

11ª edição da Carvoeiro Noite Black & White «superou todas as edições anteriores»

Sul Informação - Lagoa assinala mais uma edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”

Lagoa assinala mais uma edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”