Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Sul InformaçãoA APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve está a investir 2,8 milhões de euros nas obras de melhoramento dos portos de Faro e Portimão, que devem ficar concluídas até ao final do corrente mês de julho.

Em Portimão, já terminou a reabilitação do cais Ro-Ro, enquanto as obras de reabilitação do cais flutuante Bartolomeu Dias se encontram em fase final de conclusão.

Decorre igualmente a requalificação dos espaços afetos aos passageiros do Edifício da Gare Marítima daquele porto.

lagos eventos

Em Faro, estão em curso os trabalhos de reparação do caminho de rolamento dos guindastes, encontrando-se a área de jurisdição do porto a ser alvo de ordenamento e requalificação.

A modernização dos sistemas de informação e comunicação em ambos os portos foi também uma das preocupações da Autoridade Portuária, encontrando-se quase terminada a implementação do sistema de controlo de acessos, enquanto se procede à melhoria das condições operacionais e de segurança dos Datacenters, bem como a instalação da solução de integração de comunicações rádio VHF e evolução dos ativos da rede informática, com migração das firewalls (TMG).

Segundo a APS, a segurança e proteção portuária nos portos de Faro e Portimão serão reforçadas com a extensão do Sistema de Supervisão Portuária (SSP) e do VTS Portuário (AIS), o que permitirá uma cobertura vídeo das várias áreas dos cais e a melhoria das operações e do controlo de tráfego marítimo nas áreas molhadas.

Em Portimão, serão ainda instalados um scanner no terminal de passageiros e novas defensas pneumáticas.

Outra melhoria em curso é a dos serviços de apoio técnico, segurança e fiscalização de obras portuárias, bem como a disponibilização de Veículos Polivalentes de Intervenção para os dois portos. Estas intervenções integram duas operações designadas «Aumento operacionalidade e segurança do Porto de Faro» e «Aumento operacionalidade e segurança do Porto de Portimão», que totalizam, respetivamente, um investimento previsto de 1,2 milhões de euros e 1,6 milhões de euros, apoiados por uma comparticipação comunitária de 480 mil e 700 mil de euros, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Algarve 21.

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Sul Informação - Município de Odemira formaliza protocolo com Núcleo Empresarial do Alentejo Litoral

Faro acolhe iniciativa da Startup Portugal

Sul Informação - Apita o primeiro comboio elétrico entre Faro e VRSA

Apita o primeiro comboio elétrico entre Faro e VRSA