Maternidades do Algarve registam primeiros bebés no projeto «Nascer Utente»

Os bebés que nascem nas maternidades públicas do Algarve são, desde o passado dia 20 de Julho, imediatamente registados no […]

recem nascidoOs bebés que nascem nas maternidades públicas do Algarve são, desde o passado dia 20 de Julho, imediatamente registados no Registo Nacional de Utentes (RNU), através da nova funcionalidade “Nascer Utente”.

Isto significa que, após terem sido registados no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), no âmbito do projeto “Nascer Cidadão”, os recém-nascidos são inscritos, ainda na maternidade, no Serviço Nacional de Saúde, ficando detentores dos seus números de utente e automaticamente inscritos nos respetivos centros de saúde.

A funcionalidade “Nascer Utente” permite assim que o sistema de saúde fique a “conhecer” os seus utentes logo à nascença.

Segundo o Centro Hospitalar do Algarve, isso até torna possível associar os bebés «de forma automática ao médico de família da mãe, num processo ágil e facilitador para os pais que saem do hospital já com os seus filhos inscritos no Serviço Nacional de Saúde».

Comentários

pub