Loulé apresenta Plano Municipal para a Integração de Imigrantes

O Plano Municipal de Loulé para a Integração de Imigrantes 2015-2017 vai ser apresentado em sessão pública no dia 30 […]

plano mun integração imigrantesO Plano Municipal de Loulé para a Integração de Imigrantes 2015-2017 vai ser apresentado em sessão pública no dia 30 de Julho, às 18h00, no Mercado Municipal de Loulé.

O Plano resulta dos contributos de todos, já que, salienta a autarquia, durante seis meses, imigrantes, comunidade local e instituições locais e regionais «participaram ativamente na construção de um compromisso local para a promoção da interculturalidade».

O Município de Loulé, a Associação In Loco e um conjunto vasto de entidades e imigrantes desenharam um «amplo leque de ações» que serão implementadas durante o biénio 2015-2017.

Trata-se de um processo inovador na abordagem, na medida em que todos os participantes tiveram um papel igualmente ativo no diagnóstico de necessidades e no desenho da intervenção. Este plano é «resultado de um compromisso coletivo para a integração social».

A apresentação pública do Plano será também um momento de celebração da interculturalidade no Concelho que tem mais estrangeiros residentes na região e que viu a sua população imigrante aumentar em 2014.

São grandes os desafios que se colocam e este instrumento torna-se fulcral na delimitação de uma ação concertada e assumida por todos como uma prioridade para a promoção da coesão sócio territorial.

O Plano resulta do desafio lançado pelo Gabinete de Apoio às Políticas Locais do Alto Comissariado para as Migrações, que convidou as autarquias de todo o país para que elaborassem os seus próprios Planos para a Integração dos Imigrantes, a vigorar por três anos, de 2015 a 2017. Responderam ao desafio 21 autarquias, das quais três algarvias – Portimão, São Brás de Alportel e Loulé.

Comentários

pub