Jovens estudantes de Alcoutim foram “universitários” durante uma semana

Alunos do Ensino Básico e secundário de Alcoutim experimentaram o que é ser um estudante universitário, por uma semana. A […]

Alunos de Alcoutim em Cursos de Verão das Universidades do Algarve e do Porto_1Alunos do Ensino Básico e secundário de Alcoutim experimentaram o que é ser um estudante universitário, por uma semana.

A Câmara de Alcoutim proporcionou a 19 jovens alcoutenejos a oportunidade de conhecer melhor o que é estudar na Universidade do Algarve e na Universidade do Porto, no âmbito dos Cursos de Verão destas duas Instituições de Ensino Superior.

Entre os dias 29 de junho e 3 de Julho, alunos alcoutenejos passaram na Universidade do Algarve, que promoveu os já tradicionais cursos de Verão entre 29 de junho e 10 de Julho. No Porto, a experiência em ambiente universitário decorreu entre 5 e 12 de Julho.

A autarquia de Alcoutim aproveitou, desta forma, os protocolos que celebrou com as duas universidades, que «visam a participação de jovens estudantes do ensino básico e secundário em cursos de verão das duas universidades no sentido de fomentar o gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e contribuir para a escolha de um percurso vocacional».

Alunos de Alcoutim em Cursos de Verão das Universidades do Algarve e do Porto_3«Os participantes destes cursos de verão tiveram a oportunidade de contactar com diversas áreas de ensino e investigação, que vão da Saúde ao Direito, passando pela Arquitetura e pelas Letras, e de desenvolver pequenos projetos como trabalho laboratorial, aplicação prática de conteúdos teóricos, visitas de estudo, trabalho de campo e participar em grupos de discussão», descreveu a Câmaar de Alcoutim, numa nota de imprensa.

Além de “trabalho”, também houve lazer, já que os 19 alunos participaram em «variadíssimos momentos de divertimento e convívio através da participação em jogos e atividades de grupo, com os demais estudantes oriundos de todo o país, concedendo-lhes ainda a oportunidade de conhecerem e explorarem de um modo ativo as cidades que os acolheram».

Comentários

pub