Dragagens do canal Faro/Olhão avançam este mês e deixam CMF «satisfeita»

As dragagens do canal Faro/Olhão vão avançar durante o mês de Julho, sendo que já começaram os trabalhos de levantamento […]

Dragagens FaroOlhaoAs dragagens do canal Faro/Olhão vão avançar durante o mês de Julho, sendo que já começaram os trabalhos de levantamento topohidrográfico. A informação foi adiantada em comunicado pela autarquia farense que diz estar «satisfeita» com uma das «intervenções construtivas» do Programa Polis.

A Câmara Municipal de Faro adianta que a assinatura do auto de consignação entre o dono da obra (Soc. POLIS Litoral Ria Formosa SA) e o empreiteiro (Rohde Nielsen Portugal), foi feita ontem, dia 9 de Julho, e que a intervenção tem um custo de cerca de 1,5 milhões de euros.

A autarquia realça que «com esta intervenção, que abrangerá toda a área entre o Cais Comercial e o estreito de Olhão, fica satisfeita parte das reivindicações que as populações e autarquia vêm fazendo, na defesa do melhoramento da navegabilidade e o acondicionamento do leito da Ria Formosa, condições fundamentais não apenas para a afirmação dos predicados da Ria como zona natural de excelência mas, essencialmente, para melhoria das condições de trabalho das famílias que tiram da Ria todo o seu sustento».

A Câmara de Faro espera «que a utilização das areias extraídas para reforço do cordão dunar venha a ter efeitos
muito positivos quer para a minimização da posição de risco de pessoas e bens, quer ainda para a reposição
e manutenção do equilíbrio do ecossistema numa zona particularmente sensível do nosso território».

A restituição de melhores condições de navegabilidade do sistema lagunar, que é um «objetivo considerado primordial para a afirmação do nosso concelho enquanto território ribeirinho por excelência», também é realçada pelo executivo farense.

A Câmara Municipal conclui o comunicado fazendo «votos de que também as dragagens do Estreito do Ramalhete e Ancão, bem como os acessos à Praia de Faro possam tornar-se uma realidade até ao final deste ano, para contentamento da população que frui e trabalha a Ria e ainda para quem nos visita».

Comentários

pub