Biblioteca José Mariano Gago recebe exposição “Minha Fukushima”

A Biblioteca Municipal José Mariano Gago inaugura no dia 7 de julho, às 16h00, a exposição “Minha Fukushima” que vai […]

Biblioteca de OlhãoA Biblioteca Municipal José Mariano Gago inaugura no dia 7 de julho, às 16h00, a exposição “Minha Fukushima” que vai estar patente até ao dia 28 de agosto. A mostra junta várias técnicas como a pintura, escultura, fotografia, instalações ou música.

A exposição reúne obras de mais de 60 criadores de todo o Mundo, entre os quais artistas portugueses, que se inspiraram no livro do poeta japonês Taro Aizu, “My Fukushima”.

Segundo a Câmara de Olhão, «o livro relata a tragédia causada pelo terramoto e tsunami que, em 2011, destruiu parcialmente as centrais nucleares de Fukushima e que continua a contaminar várias regiões do Japão e de outros países, obrigando milhares de pessoas a fugir das suas aldeias, vilas e cidades. Rios e campos, animais e plantas foram contaminados pelo césio».

A exposição, que chega agora a Olhão, é organizada pela Peace and Art Society (Portugal), Gogyoshi Art Project (GAP, Holanda) e ArtNations (Alemanha), tendo já passado por vários locais em diferentes continentes. É composta por 60 telas impressas, 20 pinturas originais em óleo e acrílico e 10 trabalhos em materiais diversos.

“Minha Fukushima” pode ser vista a partir de 7 de julho e até 28 de agosto de segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 17h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

Comentários

pub