Algar instalou parque solar fotovoltaico nas suas instalações de São João da Venda

A empresa algarvia Algar já concluiu a instalação de um parque solar voltaico na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, em […]

Parque Solar Fotovoltaico AlgarA empresa algarvia Algar já concluiu a instalação de um parque solar voltaico na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, em São João da Venda (Loulé), que irá permitir suprir mais de metade das necessidades energéticas desta sua unidade.

A intervenção, que custou 208 mil euros, permitirá não só poupar na fatura energética e ajudar o ambiente, mas também dar mais conforto aos funcionários da ALGAR, que passam a ter sombreamento nos seus lugares de estacionamento, já que os painéis foram instalados na zona de parqueamento de modo a cumprir esta dupla função.

Como revelou ao Sul Informação o administrador-delegado a ALGAR Macário Correia em Março, esta obra irá permitir à empresa «uma poupança na ordem dos cem mil euros por ano, só nestas instalações».

Em números, e segundo uma nota de imprensa da Algar, o novo parque solar fotovoltaico tem uma «potência instalada de 153.6 kWp», sendo a produção expectável de energia elétrica «de cerca de 266,2 MWh/ano».

«Considerando o investimento de 208 mil eurose uma taxa de comparticipação de 65 por cento com um máximo de apoio de cerca de 132 mil euros do FEDER, o payback esperado é de cerca de 4 anos», revelou a empresa.

«O objetivo global do projeto traduz-se na promoção da eficiência energética com redução dos consumos energéticos de combustíveis fósseis, no uso generalizado de energias renováveis (permitindo a descentralização da produção de energia), a racionalização dos custos e do impacte ambiental (com base nos investimentos em novas formas de energia) e, na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) contribuindo para a redução dos GEE´s», resumiu a Algar.

O projeto agora concluído foi financiado por fundos europeus, através do Programa Operacional Regional do Algarve – PO Algarve 21.

Comentários

pub