Aeroporto de Faro aproveita cinquentenário para lançar nova Aerogare

O Aeroporto Internacional de Faro, que assinala os seus 50 anos no sábado, 11 de Julho, aproveita a efeméride para […]

Aeroporto de Faro_1O Aeroporto Internacional de Faro, que assinala os seus 50 anos no sábado, 11 de Julho, aproveita a efeméride para lançar, um dia antes, a obra da nova Aerogare.

Assim, na sexta-feira, 10 de Julho, às 11h30, no Palácio de Estoi, terá lugar uma sessão para apresentação pública da assinatura do contrato  de ampliação e remodelação do novo terminal de passageiros.

A sessão contará com a presença de Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Nicholas Notebaert, presidente da VINCI Airports, e Jorge Ponde de Leão, presidente da ANA Aeroportos de Portugal.

A construção da nova Aerogare da infraestrutura aeroportuária algarvia integrava o Plano de Desenvolvimento  – Fase 1, anunciado pelo Ministério da Economia no ano passado, ainda antes da privatização da ANA Aeroportos, com uma verba associada de mais de 30 milhões de euros.

Antes deste processo, em 2009, o ministro do então Governo socialista Mário Lino anunciou um investimento de cerca de 130 milhões de euros no Aeroporto de Faro.

A primeira empreitada, que incidiu sobre os acessos e zona de estacionamento da infraestrutura aeroportuária avançou nessa altura e já está concluída.

Mas a obra de maior monta era a criação de uma nova aerogare, para substituir a existente, que permita aumentar a capacidade do Aeroporto e melhorar o serviço prestado.

Na altura, foi avançado o objetivo de aumentar a capacidade atual de 22 movimentos/hora para 30 movimentos horários, algo que também implicaria o aumento de 22 para 33 posições de estacionamento de aviões. Previa-se ainda um aumento na capacidade de fluxo dos 2400 para 3000 passageiros/hora.

No que toca à aerogare propriamente dita, a ideia era criar um aeroporto quase de raiz, com novo layout e uma zona de espaços públicos mais ampla. Nesta renovação, seria dada especial atenção à componente comercial, anunciou, na altura, a ANA Aeroportos. Mas os pormenores exatos da intervenção serão dados a conhecer na próxima sexta-feira.

 

Comentários

pub