Ruas pedonais de Faro vão ser cobertas com telas de ensombramento

As ruas pedonais do Centro de Faro vão ser cobertas com telas de ensombramento. Os trabalhos preparatórios de posicionamento das […]

Telas_Ensombramento_1As ruas pedonais do Centro de Faro vão ser cobertas com telas de ensombramento. Os trabalhos preparatórios de posicionamento das ancoragens começaram no dia 1 de junho e devem estar prontos dentro de duas semanas. A instalação dos “toldos-vela”, em 11 ruas da cidade, vai acontecer posteriormente.

As ruas que vão passar a ter telas de ensombramento são a Rua da Marinha, Rua Ivens, Rua Tenente Valadim, Rua Dom Francisco Gomes, Rua de Santo António, Rua 1.º de Dezembro, Rua Rebelo da Silva, Rua Vasco da Gama, Rua Baptista Lopes, Travessa da Mota e Rua Conselheiro Bivar.

O prazo total do procedimento de fornecimento e instalação das telas termina a 2 de abril de 2016, sendo que a Câmara de Faro prevê que, grande parte delas, seja colocada ainda este verão.

O Município de Faro espera, «numa altura em que o calor começa a “apertar”, oferecer um novo conforto aos munícipes e turistas que visitam a Baixa. Os toldos, além da principal função de ensombramento, darão um ar mais alegre às principais artérias de Faro, transformando-a num espaço comercial a “céu aberto”, incentivando as caminhadas nesta zona e possibilitando uma revitalização do “coração” da cidade».Telas_Ensombramento

Segundo a autarquia farense, «esta intervenção visa a requalificação do espaço público, no sentido da salvaguarda, da qualificação e da dinamização do centro da cidade, propondo a criação de um ambiente protegido dos extremos estivais, que reduza os efeitos da incidência direta da radiação solar», sendo que as telas serão retiradas durante o Inverno.

A fixação das telas de ensombramento é efetuada na fachada dos edifícios que marginam os arruamentos e a Câmara de Faro assegura que «não descaracteriza, nem danifica os edifícios», e «garante a salvaguarda dos edifícios classificados que se encontram nesta área», tendo o projeto sido aprovado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

O projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Faro e contou com a colaboração da ACRAL e da Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

O intervenção  é financiada através do PO Algarve 21 – Eixo 3, tendo integrado a candidatura denominada Programa de Ações Integradas da Vila Adentro e Baixa Comercial de Faro.

Comentários

pub