Museus do Algarve mostram-se na FNAC de Faro com eventos até Novembro

A atividade para famílias “Da sardinha à lata”, promovida pelo Museu de Portimão, uma conversa com Margarida Tengarrinha e Vítor […]

rede de museus do AlgarveA atividade para famílias “Da sardinha à lata”, promovida pelo Museu de Portimão, uma conversa com Margarida Tengarrinha e Vítor Neto, moderada pelo jornalista João Prudêncio, e um concerto de guitarra portuguesa por João Cuña, marcam o início do programa «Museus do Algarve na FNAC», que começa amanhã, sábado, 6 de Junho, na loja da marca francesa em Faro.

No domingo, dia 7, será a vez da oficina “Do caco ao objeto”, a cargo do Museu de Arqueologia de Silves, e de atividades para famílias pelos Centros de Ciência Viva do Algarve e de Tavira.

Dália Paulo, uma das responsáveis pela Rede de Museus do Algarve, explicou ao Sul Informação que esta rede, «de forma a promover os museus da região, desafiou a FNAC a receber os “Museus do Algarve” com o objetivo de, agora que as férias se aproximam, convidar à visita aos museus da região, permitindo redescobrir a história e as pessoas».

Para começar em grande a iniciativa inédita, foi criado um programa para o fim-de-semana que dá início a esta ação “Museus do Algarve na FNAC”. Depois, além da exposição «Já conhece os museus do Algarve?», que fica patente até ao fim de Agosto, «cada museu individualmente estará na FNAC a realizar atividades até ao mês de Novembro».

«Com esta iniciativa, queremos dar a conhecer os museus da região do Algarve e, acima de tudo, proporcionar a todos os que passem pela FNAC a oportunidade de conhecer um pouco mais esses espaços e de ficarem encantados, para, logo de seguida, nos visitarem em cada museu», acrescentou Dália Paulo.

Até ao fim do ano, os Museus do Algarve farão parte da oferta cultural da FNAC, «numa oportunidade única para viajar e conhecer um mundo de estórias, do Barlavento ao Sotavento, do litoral ao interior».

Assim, depois deste fim de semana de arranque, pela FNAC de Faro irão passar os museus de Portimão (20 de Junho), de Arqueologia de Silves (4 de Julho), de Alcoutim (1 de Agosto), Centro de Centro de Ciência Viva de Tavira (15 de Agosto), Centro Interpretativo de Vila do Bispo (12 de Setembro), de Lagos (26 de Setembro), de Faro (10 de Outubro), Centro de Ciência Viva do Algarve (24 de Outubro), de Loulé (7 de Novembro) e finalmente de Arqueologia de Albufeira (21 de Novembro).

A Rede de Museus do Algarve deixa o convite para fazer uma escapadinha e, através destes espaços singulares, conhecer  a região e os seus habitantes, nestes que são «lugares de memória, de identidade e de futuro… lugares para si!».

 

PROGRAMA

atelie6 de junho | 11h00-12h00 | Atividades para famílias – “Da sardinha à lata” (Museu de Portimão)
Esta atividade de expressão plástica está relacionada com a indústria conserveira e os visitantes com a ajuda da nossa “operárias conserveiras” serão desafiados a construir a sua própria lata ,com os  respetivos peixes e a criar a sua marca de conservas .
6 de junho | 15h00- 17h00 | Conversa com Margarida Tengarrinha e Vítor Neto moderada pelo jornalista João Prudêncio
6 de junho | 18h00 | Guitarra Portuguesa por João Cuña
7 de junho | 11h00-12h00 | Atividades para famílias – “Do caco ao objeto” (Museu de Arqueologia de Silves)
Partindo de fragmentos cerâmicos, os participantes serão convidados a experimentar as diversas tarefas associadas ao  processo de restauro, desde a marcação, à colagem, ao preenchimento e à pintura.
7 de junho | 14h30 – 16h00 | Atividades para famílias pelos Centros de Ciência Viva do Algarve e de Tavira

 

O que é a Rede de Museus do Algarve?

logo rede de museus do AlgarveA Rede de Museus do Algarve, criada em 2007,  reúne atualmente 20 entidades museológicas regionais – Museu Municipal de Faro, Museu Municipal de Tavira, Museu de Portimão, Museu de Arqueologia de Albufeira, Museu Municipal de Loulé, Museu do Trajo de São Brás de Alportel, Museu Municipal de Lagos, Museu de Arqueologia de Silves, Centro Interpretativo de Vila do Bispo, Museu da Terra e do Mar da Carrapateira, Centro Interpretativo de Cacela Velha, Museu da Cidade de Olhão, Museu de Marinha (faro), Museus de Alcoutim, Câmara Municipal de Castro Marim, Câmara Municipal de Lagoa, Direção Regional de Cultura do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Centro de Ciência Viva do Algarve e Centro de Ciência Viva de Tavira.

A Rede de Museus do Algarve tem como missão articular, cooperar e partilhar responsabilidades e recursos, entre os museus da região, visando o desenvolvimento integrado da ação museológica e patrimonial da região, reforçando as opções da sua oferta cultural.

Durante estes (quase) oito anos de existência, a rede centrou a sua ação em três eixos: formação – contribuindo para a qualificação dos técnicos dos museus; parcerias – realizando projetos de geometrias variáveis em várias áreas, desde a expositiva – “Algarve do Reino à região” (2009) e “Pioneiros do Conhecimento Científico” (2014) – ao serviço educativo, e informação, com a criação de um blogue.

«Criou-se escala e complementaridade ao nível da oferta museológica regional, contribuindo para um Algarve que oferece 365 dias por ano um produto cultural diversificado», salientam os responsáveis pela RMA.

Comentários

pub