Fortaleza de Sagres acolheu grande festa da leitura no Dia de Portugal

A 8ª edição do concurso de leitura expressiva «Ler Com…» realizou-se no passado dia 10 de Junho, na Fortaleza de […]

ler comA 8ª edição do concurso de leitura expressiva «Ler Com…» realizou-se no passado dia 10 de Junho, na Fortaleza de Sagres, numa organização da Direção Regional de Cultura do Algarve, em conjunto com a Delegação do Algarve da Direção dos Estabelecimentos Escolares.

Destinada aos alunos do 4º ano de escolaridade do ensino básico, esta iniciativa tem como objetivos, desde a sua primeira edição em 2007, promover, estimular o interesse pela leitura e o conhecimento de obras e autores de língua portuguesa, premiar a excelência da leitura expressiva, contribuir para o Plano Nacional de Leitura, comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e estreitar as relações de proximidade das comunidades escolares da região com o monumento.

Esta edição contou com a forte adesão de todos os agrupamentos envolvidos – Vila do Bispo, Aljezur e Lagos – com 38 inscrições e 35 participações. Os textos surpresa foram selecionados da obra “O Castelo dos Livros” de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Este ano o «Ler Com…» contou com a presença, como membros do júri, de Cristina Garcia, representante da DR de Cultura do Algarve, Filomena Branco, personalidade reconhecida pelo seu trabalho em prol da divulgação da leitura e da língua portuguesa, e Graça Lobo, representante da DR dos Estabelecimentos Escolares.

Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, esteve presente nesta manhã de festa e agradeceu a todos os envolvidos, pais, professores e alunos participantes, a adesão a esta iniciativa, que considerou «uma Grande Festa da Leitura que comemora o Dia de Portugal, em família».

A FNAC (lojas de Faro e da Guia) foi a grande patrocinadora dos prémios aos três grandes vencedores: um tablet e um jogo para cada um dos três grandes vencedores.

Os grandes premiados desta edição foram Vasco Ramos Monteiro, do Colégio de São Gonçalo, de Lagos, com o 1º prémio, Gonçalo Coelho, da Escola EB 1 de Odiáxere/Agrupamento de Escolas Gil Eanes, com o 2º prémio, e ainda Nádia Nascimento, da EB1 do Bairro Operário/Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, também de Lagos, com o 3º prémio.

Todas as crianças participantes receberam um prémio de participação, um livro, assim como um certificado de participação.

A Direção Regional de Cultura salienta que «o concurso tornou-se, desde a primeira edição, numa referência para as comunidades escolares dos municípios envolvidos. Os professores demonstram desejo e interesse na participação e na sua continuidade», enquanto «os alunos conhecem-no pela participação de irmãos, amigos e colegas em edições anteriores» e «os pais e encarregados de educação apoiam e acompanham os seus filhos, valorizando esta iniciativa, transformando a manhã deste dia comemorativo, na Fortaleza de Sagres, numa grande festa da leitura e da Língua Portuguesa».

Comentários

pub