ARS nega desmantelamento do Laboratório Regional de Saúde Pública denunciado pelo PS

  O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve acaba de esclarecer, em comunicado, que «não haverá […]

 

Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura AyresO Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve acaba de esclarecer, em comunicado, que «não haverá nenhum desmantelamento» do Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, situado no Parque das Cidades em Loulé/Faro.

A ARS desmente, assim, a informação veiculada esta sexta-feira pelo PS/Algarve, que anunciou a alegada «intenção do Ministério da Saúde em proceder à reestruturação da Rede dos Laboratórios de Saúde Pública, equacionando para a Região do Algarve o desmantelamento do Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres, ficando a área da saúde pública sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Saúde e a área do Sangue no Centro Hospitalar do Algarve».

O PS Algarve manifesta a sua «preocupação e discordância» perante a alegada intenção do Governo, considerando que «contraria as melhores práticas na área da saúde pública, respaldada no documento elaborado pelos Delegados Regionais de Saúde Pública em 2011 e minimiza a importância estratégica do Laboratório Regional do Algarve na resposta às ameaças e aos riscos à Saúde Pública à escala global».

Segundo os socialistas algarvios essa importância foi demonstrada pelo papel do Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres «aquando da ocorrência de epidemia de Gripe H1N1 2009, no verão de 2009, em que aquele laboratório fez mais análises de biologia molecular que todos os outros laboratórios nacionais juntos (mais 10.000 análises com cerca de 4.800 positivas)».

Esse desempenho, salienta o PS, «foi reconhecido pelo Ministério da Saúde que distinguiu o Departamento de Saúde Pública da ARS Algarve com Medalha de Mérito da Saúde, Grau Ouro, em 2011».

No que se refere à área do Sangue, acrescentam os socialistas, «o Laboratório Regional de Saúde Pública trabalha desde o seu início com o Instituto Português de Sangue, efetuando o processamento, o armazenamento, distribuição e disponibilização dos componentes sanguíneos, os testes laboratoriais de imunohematologia de rotina e urgência, os testes laboratoriais de rastreio serológico e genómico para agentes infecciosos a par dos Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Coimbra e do Porto do IPS».

O PS/Algarve classifica o eventual desmantelamento daquele laboratório como uma «irresponsável decisão por parte do Ministério da Saúde» e exige a «anulação» dessa intenção do Governo, «no respeito das melhores práticas na área da Saúde Pública e do Manual do Instituto Português do Sangue e Transplantação».

Os socialistas colocam esta medida a par de «outras das decisões do Governo do PSD/CDS», como o «desaparecimento da Delegação Regional do INEM», as quais «desconsideram o Algarve, ignoram o papel estratégico da região na economia do turismo e dão nota de um profundo desconhecimento dos interesses dos cidadãos».

Num curto comunicado de quatro linhas, a ARS contrapõe: «Na sequência do comunicado do PS Algarve, divulgado esta sexta-feira, relativamente a um alegado «desmantelamento» do Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, situado no Parque das Cidades em Loulé/ Faro, entende o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve IP esclarecer que não haverá nenhum desmantelamento daquele laboratório».

Comentários

pub