Azinhal mostra sabores e saberes de Castro Marim em mais uma Terra de Maio

Os sabores genuínos da serra algarvia, a par da diversidade de artesanato local, exposições e muita animação, fazem o cartaz […]

Terra de Maio 2014 (5)Os sabores genuínos da serra algarvia, a par da diversidade de artesanato local, exposições e muita animação, fazem o cartaz desta 8ª edição da Feira Terra de Maio, que decorre de 15 a 17 de maio, no Centro Multiusos do Azinhal.

Iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, a Terra de Maio tem como divisa a promoção e incremento da Cabra da Raça Algarvia, promovendo em simultâneo os saberes e os sabores a ela associados no concelho de Castro Marim.

Nesta edição da Terra de Maio, destaque para a inauguração da exposição “Passeio Fotográfico pela Nossa Serra” (dia 15 | 18h00), do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, para a apresentação do Guia de Vinhos do Algarve (dia 16) e para a exposição e o já conhecido Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia, cuja entrega de prémios acontece no domingo, dia 17, pelas 13h00.

Tendo por objetivo oferecer aos visitantes uma experiência rica de conhecimentos e contactos com o mundo rural, este evento oferece a oportunidade de “pôr as mãos na massa”, com o Ateliê do Pão, o Workshop de Fabrico de Queijo Artesanal, o Ateliê do Burro, o workshop “Sementeiras Aromáticas” e ainda aulas de equitação.

Vila de amêijoas
Vila de amêijoas

No campo da experimentação, haverá ainda os Laboratórios de Gostos, pelo chef Miguel Teixeira na sexta (18h00), pelo restaurante “Tertúlia Algarvia” no sábado (19h00) e pelo chef Louis Anjos no domingo (17h00), a degustação de Chocofigo, a recriação da “Vila de Amêijoas” (uma tradição árabe e secular de um prato típico da gastronomia olhanense e que é valor integrante do património cultural português), Provas de Vinhos e a degustação “Novos sabores de Azeites”.

E a animação também não vai faltar na “Terra de Maio”, com um programa bastante variado. Na animação de rua, Orquestra “Funkarmonica”, “Casal dos Tempos Antigos” e o grupo “Mato Bravo”.

Em palco, espetáculo de flamenco com “Pepe de La Punta” (dia 15 | 19h30), “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio” (dia 15 | 22h00), folclore com o grupo etnográfico “Amendoeiras em Flor” (dia 16 | 19h00), Grupo “+ Dois” (dia 16 | 22h00), “Andanças e Cantorias”, por Afonso Dias e Teresa da Silva (dia 17 | 17h00), Banda Musical Castromarinense (dia 17 | 20h00) e o grupo “Vá de Viró” (dia 17 | 21h30). A encerrar a noite de sexta o DJ Gustavo Vera e na noite de sábado o DJ PeteSleev.

E como a animação não se faz apenas de música, na Terra de Maio há também tasquinhas de gastronomia regional, exposições de animais, exposições de artigos de caça e espingardaria, animação infantil, demonstrações equestres, pelo Clube “Amigos do Cavalo”, e o espetáculo de marionetas “Ai Xico, Xica”, por Sofia Pimentão, no interior da Ágora do Centro Multiusos.

Terra de Maio 2014 (2)No sábado, às 10h00, há também espaço para o debate sobre as Medidas de Apoio ao Investimento – PDR 2020, numa organização da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Associação Terras do Baixo Guadiana.

Trata-se de um seminário onde se abordarão temáticas como o Quadro Comunitário de Apoio LEADER, Jovens Agricultores, Explorações Agrícolas e Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), da Região de Turismo do Algarve (RTA), da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, Tertúlia Algarvia, Gran Plaza Tavira, Eurocidade do Guadiana, Qualifica, Associação Odiana e Associação Terras do Baixo Guadiana.

 

Terra de Maio 2014 (4)Horários da Feira:

Sexta-feira, dia 15 – das 18h00 às 02h00

Sábado, dia 16 – das 15h00 às 02h00

Domingo, dia 17 – das 15h00 às 00h00

 

Comentários

pub