Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira
Sul Informação - Alternativa à vista?

Riqueza desprezada – 5. Minérios debaixo do mar

Sul InformaçãoFomos um país pobre, com um povo esforçado, que aproveitava tudo que pudesse. As famílias plantavam a sua horta, colhiam frutas, pescavam, andavam de bicicleta, falavam-se.

Hoje temos em Portugal um dos mais ricos espaços subaquáticos com minérios. A enorme Zona Económica marítima, que em breve será aprovada, pode tornar-nos o quinto mais rico país da União Europeia.

Já agora devemos explorar nas costas Algarvia e Alentejana e não só, os minérios que estão a menores profundidades, e que nos poderiam trazer a curto prazo uns 35 mil empregos.

recrutamento zoomarine 2025

Como disse o presidente da Câmara de Comércio Luso-Sueca no recente debate em Lisboa sobre o livro «Portugal Pós-Troika», precisamos de melhorar a competitividade, a começar pelas instituições públicas.

Hoje, a burocracia é terrível para se obter licenças para explorar as riquezas aquáticas e subaquáticas. Não há articulação entre as dezenas de instituições para tais licenças e o investidor tecnológico estrangeiro, em geral médias empresas, assusta-se e investe algures.

Ficam os especuladores que desempregam, trazem estrangeiros e pirateiam o que é mais fácil, para lucros imediatos.

Há muito operam as mineradoras Neptune e Nautilus na Nova Zelândia, Austrália e ilhas do Pacífico. Chegam a 1600 metros de profundidade e trazem manganês, chumbo, zinco e até prata, em elevadas concentrações. O depósito que traz à tona os minerais leva de volta a água limpa, após a retirada de minerais e detritos.

A bordo faz-se a separação dos minerais, então enviados à terra para a sua concentração ou fundição.
Estaleiros navais portugueses criariam milhares de empregos ao produzir os barcos e os tratores submarinos. Exceto alguns cilindros, bombas e a eletrónica, tudo pode ser fabricado cá.

Empreguemos mais 35 mil, usemos o que temos. Sim, Podemos!

 

Autor: Jack Soifer é consultor internacional, autor dos livros «Empreender Turismo de Natureza», «Como Sair da Crise», «Portugal Rural», «Algarve/Alentejo – My Love» e «Portugal Pós-Troika»

Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

terracrua design

Terracrua Design promove sessões de planeamento ecológico para propriedades rurais do Alentejo

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (9)

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

Centro de saúde universitário de Loulé

Centro de Saúde Universitário de Loulé vai ser inaugurado a 31 de Maio