Mértola recebe conferência internacional “Anglo-Iberian Relations c.1500-1850”

A conferência internacional “Anglo-Iberian Relations c.1500-1850” vai reunir de 9 a 11 de Abril, em Mértola, mais de 60 investigadores […]

Programme_to printA conferência internacional “Anglo-Iberian Relations c.1500-1850” vai reunir de 9 a 11 de Abril, em Mértola, mais de 60 investigadores e especialistas em história das relações anglo-ibéricas, provenientes de vários países do mundo.

A conferência é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia ao abrigo do programa «Marie Skłodowska-Curie Actions», cuja organização é da responsabilidade conjunta de várias entidades, das quais se destacam as Universidades de Harvard, Kent e Brunel, no Reino Unido, e a Universidade do Porto, em Portugal.

A conferência conta ainda, na organização, logística e cedência de espaços, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola e Parque Natural Vale do Guadiana.

Apesar de ser uma iniciativa essencialmente académica, no âmbito desta conferência, foi desenvolvido um projeto escolar com o Agrupamento de Escolas de Mértola, envolvendo 85 alunos de vários níveis de ensino, versando a temática das relações anglo-ibéricas, que resultou na elaboração de vários trabalhos expostos numa exposição, patente durante o mês de Abril na sede do Parque Natural Vale do Guadiana.

Aos melhores trabalhos apresentados serão atribuídos prémios na sessão de abertura da conferência. Para esta iniciativa com as escolas, a organização da conferência contou ainda com o patrocínio da Lego e da Porto Editora.

No âmbito do programa da conferência, está ainda prevista a visita noturna aos núcleos museológicos do Museu de Mértola, um jantar com prova de produtos locais, a atuação do Grupo Coral do Guadiana de Mértola e do grupo de música popular Terra Bela.

Comentários

pub