Eurocidade do Guadiana celebra aniversário com atividades nos dois lados da fronteira

Os municípios fronteiriços da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) organizam, entre os dias […]

ponte do guadianaOs municípios fronteiriços da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) organizam, entre os dias 4 e 22 de maio, um programa com várias atividades para assinalar o seu II aniversário.

No dia 4, as festividades iniciam-se às 11h00 (hora portuguesa), na Câmara Municipal de VRSA, com a inauguração da exposição filatélica «Algarve-Andaluzia», seguindo-se a apresentação do selo de correio da Eurocidade do Guadiana.

Em Ayamonte, irão decorrer, ao longo do dia 8 de maio, rastreios gratuitos de audição, entre as 9h00 e as 17h00. Em simultâneo, tem lugar o Festival do Futuro, com animação, artes plásticas, dança e música, na Plaza de la Laguna, evento que se estende até ao dia 9.

Também no 9 de maio, às 10h00, realiza-se a sessão solene comemorativa do II Aniversário, na sala de plenos, em Ayamonte, assinalando-se a passagem da presidência da Eurocidade para o Município de Castro Marim.

Já no dia 13, está programado o III Encontro de Defesa Pessoal Feminino, às 16h30, no Complexo Desportivo de VRSA.

Dois dias depois, dia 15, acontece o I Encontro de Xadrez «Eurocidade do Guadiana», na Praça Marquês de Pombal, às 14h30, enquanto às 16h00 a Casa do Avô de Monte Gordo celebra o Dia Internacional da Família.

Além de VRSA e Ayamonte, o programa de eventos estende-se a Castro Marim, onde terá lugar um peddy paper (10 de maio) e mais uma edição da feira «Terra de Maio».

O roteiro de aniversário reserva ainda espaço para mais uma edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana (8 de maio) e para a uma mostra de fotografia desportiva em Castro Marim e VRSA.

A Eurocidade foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios vizinhos de VRSA e Ayamonte, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos nos dois lados da fronteira são os seus objetivos principais.

Em 2014, a Eurocidade iniciou a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permite aos residentes dos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte efetuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde, tendo em 2015 os benefícios sido alargados a outras áreas como a restauração, comércio e serviços.

Nestes dois anos, a Eurocidade tem igualmente procurado potenciar áreas como a saúde, o turismo, o desporto e a cultura. Em abril de 2015 foi também apresentado, aos governos de Portugal e Espanha, uma petição para que a requalificação da Ponte Internacional do Guadiana contemple a criação de uma via ciclável, promovendo a mobilidade sustentável entre os dois países.

 

Comentários

pub