Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

Sul InformaçãoA Igreja Matriz de Loulé vai acolher o «Concerto de Marchas Processionais da Semana Santa», no dia 1 de abril, às 21h30. O espetáculo será interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, que apresentará marchas que acompanhavam as procissões que existiam em Loulé durante a Semana Santa.

Esta é uma organização das Paróquias de Loulé, com o apoio da Câmara Municipal, cujo objetivo é «dar a conhecer algum deste património que deixou de existir e recordar esse passado tão rico em momentos religiosos e culturais».

«A Semana Santa foi, até à década de 60 do século XX, um momento forte e muito vivenciado pelos louletanos, devido à sua importância religiosa e também pelas várias manifestações de fé que preenchiam a Semana Santa e traziam à rua muitíssimos louletanos. Tal como noutras localidades algarvias, Loulé era o ponto de referência no que respeitava às celebrações da Semana Maior dos cristãos: a Procissão dos Passos (…), a Procissão das Endoenças (…), a Procissão do Enterro do Senhor (…) e a Procissão das Campainhas no Domingo de Páscoa (que ainda hoje se realiza).

são brás de alportel

Este conjunto de celebrações demonstra o vigor religioso que impregnou a sua própria identidade cultural. Uma parte importante destas manifestações eram as composições musicais interpretadas pelas Bandas Filarmónicas, conferindo-lhe nobreza e solenidade ímpares», enquadrou a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Sul Informação - MED arrancou com promessa de muita festa

MED arrancou com promessa de muita festa

Sul Informação - Loulé prometeu e cumpriu: está tudo a postos para «mais uma grande edição do MED»

Loulé prometeu e cumpriu: está tudo a postos para «mais uma grande edição do MED»

Sul Informação - Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime

Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime