Mais de 1200 jovens basquetebolistas invadem Albufeira até domingo (com fotos)

Mais de 1200 jovens basquetebolistas de 72 seleções regionais estão em Albufeira até domingo para participar na 9ª edição da […]

festa_basquetebol_albufeira (19)Mais de 1200 jovens basquetebolistas de 72 seleções regionais estão em Albufeira até domingo para participar na 9ª edição da Festa do Basquetebol juvenil. O primeiro dia de competição, na quinta-feira, contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude Emídio Guerreiro, que fez questão de visitar a Festa, considerada o maior evento desportivo juvenil nacional do desporto federado. 

A chegada dos atletas, na quarta-feira, foi o primeiro ponto alto do evento. Os jovens basquetebolistas desfilaram pelo centro da cidade e perfilaram na Praça dos Pescadores, onde decorreu a cerimónia de boas vindas.

A 9ª edição do evento trouxe também algumas novidades. Blitz é a mascote basquetebolista que passa a representar a Festa. Originário da Serra da Malcata, este lince ibérico encontrou nos pavilhões e campos de basquetebol o seu segundo habitat.

«Queremos sensibilizar os mais jovens para a preservação das espécies em vias de extinção, por isso escolhemos o lince ibérico como mascote por ser natural do nosso país. Esta é uma forma de responsabilidade social que fazemos questão de associar ao desporto e ao basquetebol», frisou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Pela primeira vez, os jogos contam com acompanhamento estatístico, que permite aos atletas verem os seus desempenhos online em qualquer parte do mundo, e serão transmitidos em direto via live streaming. Outra novidade é a criação de um “cartão branco” que premeia o saber estar em campo, as boas práticas e a boa conduta.

A receção às comitivas terminou com a atuação da Academia de Dança SOUL, de Albufeira.

Já na quinta feira, dia em que começaram os jogos, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude acompanhado por Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, visitou a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, a instituição escolhida para este ano receber o donativo angariado com a ação Basket Solidário.

Através da doação de 1 euro por parte de todos os participantes no evento, foram recolhidos 1352 euros para a associação.

A comitiva visitou ainda o pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, onde decorrem alguns dos jogos e são servidas as refeições aos atletas na cantina escolar. Depois de passar pelo pavilhão desportivo de Albufeira, sede do evento, o membro do Governo terminou a sua visita ao concelho com uma receção nos Paços do Concelho.

Até domingo, 29 de março, vão decorrer 198 jogos em cinco equipamentos desportivos: Pavilhão de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal).

As finais do evento vão ter lugar no último dia, 29 de março, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, às 12h30.

Comentários

pub