Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoOs VI Jogos de Quelfes foram apresentados no dia 12 de março no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé. A iniciativa vai decorrer de 11 a 19 de abril nos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, contando ainda com a participação de Albufeira e de Silves.

Os Jogos de Quelfes são, segundo a Comissão Organizadora, «o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo direcionado ao 1.o Ciclo do Ensino Básico em Portugal e também o único, no nosso país, a merecer a chancela da Academia Olímpica Internacional e do Centro Internacional para a Trégua Olímpica, instituições que no seio do Movimento Olímpico, se dedicam à promoção do Olimpismo enquanto filosofia de vida e da paz».

Na apresentação, onde compareceram diretores de agrupamentos de escolas, professores, autarcas, comunicação social e amigos da educação e do desporto em geral, os presidentes dos municípios de Loulé e São Brás de Alportel, e também os vereadores do Pelouro das autarquias de Olhão e Tavira, «enfatizaram a importância destes Jogos enquanto ponto de encontro e reflexo de uma proposta de modelo educativo que se pretende cada vez mais abrangente».

maozorra

Já Gustavo Marcos, percursor desta iniciativa, «fez um enquadramento geral destes VI Jogos de Quelfes, à qual se seguiram intervenções pelos representantes de cada comissão setorial, no esclarecimento daquilo que serão os torneios desportivos, seu enquadramento, âmbito e participação, com claro destaque para a novidade que é a introdução do desporto adaptado».

Segundo a Comissão Organizadora, foram ainda realçadas «algumas características que fazem, deste evento, algo de único e muito especial, como é o caso de todas as equipas lerem um texto elogioso ao adversário antes de qualquer partida, a ênfase colocada na superação pessoal ou a promoção da responsabilidade social, através de ações como a recolha das tampas das garrafas de água para propósitos humanitários».

Na cerimónia esteve também presente o presidente da Academia Olímpica de Portugal que, em representação do Movimento Olímpico, «felicitou todos os envolvidos na iniciativa, reforçando a importância deste evento para o Olimpismo nacional e da necessidade de efetivar, nomeadamente junto dos mais jovens, a dimensão humanista do Olimpismo, num ano em que o Algarve se prepara para receber, pela quarta vez, a Sessão Anual da Academia Olímpica (Maio, Loulé)».

Durante os Jogos de Quelfes os alunos vão poder desfrutar de equipamentos desportivos como o Estádio Algarve, as Piscinas Municipais de Quarteira ou o Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho (Tavira).

A cerimónia de abertura está marcada para as 17H00 do dia 11 de abril no Auditório Municipal de Olhão e a de encerramento para as 16H00 do dia 19, no Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel. Em ambas, a entrada é gratuita.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Tozé Marreco diz que «a justiça do futebol podia ter dado mais pontos» ao Farense

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara