O jardim de infância «As Joaninhas», de São Brás de Alportel, convida as crianças são-brasenses a entrar «Dentro da História», no seu mais recente projeto, que consistiu na criação de um espaço de animação lúdico-pedagógico especialmente criado para ensinar a brincar.
O projeto foi formalmente lançado na segunda-feira, numa cerimónia que decorreu neste estabelecimento de ensino e teve como mestre-de-cerimónias um menino do jardim-de-infância.
Este espaço de promoção da leitura e do livro desafia as crianças a entrar “Dentro da História” e partilhar momentos de leitura, encenação, entre outras iniciativas.
Nas próximas duas semanas, alunos dos jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico do concelho são convidados a visitar o espaço e a partilhar histórias.
O espaço agora inaugurado teve como inspiração o livro «Cuquedo», que retrata uma personagem de susto que viaja pela selva encontrando muitos animais. «Foi com base nesta narrativa que o cenário ganhou vida com animais, árvores, vegetação e um tentador cesto de livros», descreve a Câmara de São Brás de Alportel.
À margem da apresentação do projeto «Dentro da História», foi hasteada no jardim-de-infância «As Joaninhas» a bandeira ECO Escolas, «uma distinção pelo trabalho de qualidade desenvolvido pelo Jardim de Infância, no âmbito da educação ambiental».
«O Eco-Escolas é um projeto internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de sensibilização desenvolvido junto das crianças», recordou a autarquia são-brasense.