Chuva, granizo e trovoada marcam a previsão do tempo a partir de amanhã

A partir de amanhã, terça-feira, 17 de Março, haverá condições favoráveis à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que […]

chuva3A partir de amanhã, terça-feira, 17 de Março, haverá condições favoráveis à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes e acompanhados de granizo e trovoada, nas regiões do Sul e do Centro.

Já a partir da tarde desta segunda-feira deverá começar a aumentar a nebulosidade, verificando-se também um acentuado arrefecimento noturno.

A situação de instabilidade tem início esperado a partir do meio da madrugada, devendo melhorar depois a partir do final da tarde de amanhã.

Segundo o site Meteofontes, «depois de um belo fim-de-semana cheio de sol e temperaturas agradáveis, inicia-se uma semana que será marcada pela alteração do padrão meteorológico dos últimos dias, em consequência da formação de uma depressão em altura (caracterizada por uma bolsa de ar mais frio isolado em altura), que se irá deslocar até ao SSW do Continente e estará por ali estacionada, pelo menos, até à próxima quinta-feira».

Este tipo de situação tem, «normalmente, muita instabilidade associada, com os seus efeitos a dependerem da exata posição da depressão, o que só se vai conhecer à medida que esta for evoluindo», acrescenta. Ou seja, uma pequena alteração da posição da depressão «poderá significar mais ou menos chuva em determinado local».

Em consequência, além da chuva, aguaceiros, acompanhados de granizo e trovoada, o vento estará moderado a forte de Sul. As temperaturas máximas descerão ligeiramente.

Depois, na quarta-Feira, o dia deverá iniciar com céu muito nublado, e com nova ocorrência de
aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, especialmente durante a tarde.

Comentários

pub