Novo núcleo algarvio da Associação José Afonso leva amigos do cantor a Tavira este sábado

A música e o legado de José Afonso vão ser lembrados este sábado em Tavira com um concerto que vai […]

Zeca AfonsoA música e o legado de José Afonso vão ser lembrados este sábado em Tavira com um concerto que vai reunir alguns dos amigos do músico. A evocação a Zeca Afonso é organizada pelo novo núcleo do Algarve – Tavira da Associação José Afonso (AJA), que é oficialmente apresentado no evento.

Artur Guerreiro foi um dos mentores da criação de um núcleo no Algarve desta associação, que conta com outros dez núcleos no país. «Perguntei a um grupo de pessoas, o porquê de não existir um núcleo no Algarve, e na cidade onde estávamos e, para nossa surpresa, encontrei uma página a dizer: “para quando uma AJA no Algarve?”. Juntaram-se as vontades de todos», contou em entrevista ao programa “Quinta da Música” da Rua FM.

Afonso Dias, que é um dos artistas que vai atuar no concerto de lançamento do núcleo, acrescenta que «o núcleo no Algarve vinha sendo falado há uma série de anos, como uma obrigação. O Zeca viveu aqui. No Algarve passou seis anos ao todo que foram dos seis anos mais produtivos da vida do Zeca Afonso. Isto para dizer que um núcleo no Algarve fazia todo o sentido».

Apesar de Zeca Afonso ter vivido em Faro e em Lagos, é em Tavira que o núcleo da AJA está sedeado, Afonso Dias justifica que «o pessoal de Tavira pegou com outra desenvoltura na ideia e pô-la em marcha. Talvez quem tivesse obrigração de o fazer seriam as pessoas de Faro, que é a terra algarvia do Zeca».

No entanto, Artur Guerreiro esclarece que a designação  “núcleo do Algarve – Tavira” abre a possibilidade de criar outros, noutras cidades algarvias.

Para Afonso Dias, «a importância dos núcleos e desta ramificação dos núcleos não têm só a ver com a evocação da obra de Zeca Afonso e o perpetuar da sua memória, é muito mais. É o perpetuar do legado cultural, a partir da experiência criativa e de cidadania do Zeca. Eu conhecia-o muito bem, onde “cheirava” a gente jovem era onde punha o nariz. E a importancia dos núcleos é essa. Infetar de criatividade e cidadania mais gente e mais nova».

 

Vitorino, Filipa Pais, João Afonso, Janita Salomé, Afonso Dias, Tânia Silva e Luís Galrito cantam Zeca na apresentação

DesktopPara oficializar a criação do núcleo da AJA no Algarve, a cidade de Tavira vai receber um conjunto de iniciativas ao longo deste sábado, que vão culminar com um concerto no cineteatro António Pinheiro.

Vitorino, Filipa Pais, João Afonso, Janita Salomé, Afonso Dias, Tânia Silva e Luís Galrito são alguns dos nomes que vão relembrar Zeca Afonso através da interpretação das suas músicas.

«É um conjunto de artistas que acompanharam o Zeca ou que, nos seus trabalhos, continuam a divulgar a canção dele», explica Artur Guerreiro.

Assim, a partir das 16 horas, será lida a ata da oficialização do núcleo com a presença da direção da AJA a nível nacional, com o presidente Francisco Fanhais. Depois, será apresentado um vídeo sobre a vida de Zeca Afonso e um vídeo de sete minutos sobre a história da AJA.

No entanto, o programa do dia, começa mais cedo. Logo a partir da manhã a população de Tavira é convidada a participar no evento de uma forma diferente. «Vamos anunciar o espetáculo durante o dia. Convidámos um grupo de cante alentejano e esse grupo atua às 11h30 no Mercado Municipal, depois no Mercado da Ribeira e, mais tarde, em frente à Câmara Municipal, há uma última atuação que termina com a entrada pelo cineteatro adentro», contou Artur Guerreiro.

«Vamos fazer de Tavira a cidade da AJA nesse dia», concluiu.

Comentários

pub