Concurso da Algar leva escolas a reciclar 19 toneladas de resíduos em dezembro

Os alunos 34 escolas algarvias que estão a participar na 3ª edição do concurso «Vamos dar Vida aos Resíduos», promovido […]

???????????????????????????????Os alunos 34 escolas algarvias que estão a participar na 3ª edição do concurso «Vamos dar Vida aos Resíduos», promovido pela empresa Algar, recolheram e entregaram para processamento, apenas num mês, perto de 19 toneladas de recicláveis. Este número representam um aumento de 28 por cento em relação ao primeiro mês da edição de 2013/14 deste concurso.

«Os resultados obtidos no primeiro mês do concurso (dezembro), que irá decorrer até Abril, foram fantásticos! No total foram recolhidos 5464 quilos (kg) de vidro, 7692 kg de papel/cartão, 3733 kg de plástico/metal, 1730 kg de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e 110 kg de pilhas», ilustrou a Algar, numa nota de imprensa.

Valores que aliados aos da adesão de escolas, 12 escolas do Barlavento e 22 escolas do Sotavento Algarvio, levam a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve a considerar que as escolas «estão cada vez mais motivadas para fazer a correta separação dos resíduos recicláveis».

Destas 34 escolas, três não faziam qualquer separação de resíduos, enviando todo o lixo produzido para aterro. «Num mês, as referidas escolas, conseguiram juntas, encaminhar cerca de 1 tonelada de recicláveis para valorização», revelou a empresa, que considera estes números «fenomenais».

Este concurso, que decorre até abril e conta com a parceria da Sociedade Ponto Verde, é destinado a todas as escolas da região do Algarve, desde o 1º ciclo até ao Secundário.

O melhor desempenho no Ranking, neste 1º mês do concurso, vai para a EB2,3 Infante D. Fernando (Vila Real de Santo António) que leva a liderança, seguida da Escola E.B. 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro) em segundo lugar e em terceiro lugar pela EB1/JI D. Francisca de Aragão (Loulé).

A escola que entregar mais recicláveis no final do concurso, irá receber um computador e haverá ainda um tablet para sortear entre os elementos da equipa da “Brigada da Reciclagem” dessa escola.

«O desafio continua e perante o empenho demonstrado por todos os responsáveis em cada uma das escolas, na implementação dos seus diferentes projetos, acreditamos que a 3ª edição deste concurso, vai ser muito mais competitiva e irá superar todas as expetativas. Só com entusiasmo e determinação é possível mudar mentalidades e comportamentos», considerou o administrador –delegado da Algar José Macário Correia

Nesta primeira fase do concurso, os alunos desenvolveram planos para a correta gestão dos resíduos, «melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva». «As equipas intituladas de “Brigadas da Reciclagem” tiveram a missão de fiscalizar o percurso dos resíduos produzidos dentro da escola e adequá-lo por forma a garantir a sua valorização/ tratamento. Foram produzidos folhetos informativos, lonas, cartazes e outros suportes de comunicação alusivos à correta separação dos resíduos», descreve a Algar.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, já que os alunos promoveram algumas ações de sensibilização junto dos moradores para que também estes utilizassem corretamente os ecopontos.

Como incentivo à implementação dos Planos de Gestão dos Resíduos elaborados pelas escolas, a ALGAR e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os REEE e Pilhões para a deposição das pilhas e acumuladores.

Comentários

pub