Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoAs mulheres vão estar em destaque a programação do mês de março do Teatro das Figuras, em Faro. A brasileira Adriana Calcanhotto vai estar em Faro já no dia 5 de março, mas há muito mais para ver, desde o humor de José Pedro Gomes, a um concerto une músicas de Pink Floyd a arranjos de Franz Liszt, passando pelo flamenco e uma homenagem às mulheres, no dia a ela dedicado, a nível internacional.

A (intensa) programação do mês é lançada na próxima quinta-feira, com o concerto de Adriana Calcanhotto. A conhecida artista brasileira apresentar-se-á a solo no espetáculo «Olhos de Onda», que nas palavras de artista representa o seu reencontro com a guitarra e algumas das canções que mais a marcaram, «nos reencontrando, como se fosse a primeira vez, nos encontrando pela primeira vez quando é o caso, desejando viver mais uma noite “daquelas”, nos palcos queridos».

No dia 7, um sábado, será dado espaço ao humor, proporcionado por um ator que é uma referência, neste campo. José Pedro Gomes é o protagonista da peça «Estamos Todos?», onde se desdobra em múltiplas personagens «cada uma mais hilariante que a outra».

lagos eventos

Sul InformaçãoNo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, há espetáculo a pensar especialmente no público feminino. Neste dia, o programa vai do canto à dança, passando pelo fado e pela música tradicional portuguesa, numa iniciativa do MDM – Movimento Democrático das Mulheres.

Segue-se mais um espetáculo do ciclo de concertos pedagógicos, a 10 de março, às 10h30. O concerto, promovido pela Orquestra Clássica do Sul e pelo Teatro das Figuras, em colaboração com a classe de Direção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, será dedicado a Rossini.

No dia seguinte, uma quarta-feira, regressa o Ciclo de Conferências Ideias em Palco. Na edição de março, o convidado é o engenheiro Carlos Pimenta, que irá falar sobre o tema «A Energia Pode ser Totalmente Limpa?».

A 12 de março, há concerto do ciclo de recitais que a Fundação Pedro Ruivo tem vindo a promover no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras. No mês que amanhã começa, a convidada é Marta Carvalho de Mata, jovem pianista distinguida com o 2º lugar (categoria A) no XVI Concurso de Piano Maria Campina de 2014.

Sul InformaçãoNa segunda semana de março, o Teatro farense não irá parar e propõe do XI Festival de Flamenco de Faro, nos dias 13 e 14, que inclui um workshop de iniciação à dança flamenca, com a bailaora Luna Fabiola e o espetáculo «Conexión Flamenca», com José Luis Vidal “El Lebri” e Cristina Gallego, este último, no sábado.

Este será «um espetáculo de enorme beleza visual e sonora que funde as três formas de ver e sentir o flamenco: o toque, o cante e o baile. Mas fundamentalmente, trata-se de um reencontro entre os dois bailaores e os três músicos que os acompanham neste projeto», assegurou o Teatro das Figuras.

Esta semana repleta de eventos termina a 15 de março, um domingo, com novo Concerto Promenade, o segundo da temporada 2015, que celebra a temática «Os Santos Lendários». Neste concerto, Santo António, O Santo Casamenteiro terá o protagonismo e a Orquestra Clássica do Sul será conduzida pelo Maestro John Avery, que é também o autor da obra.

A programação de março do teatro das Figuras segue com uma banda algarvia, os Orblua, que vão apresentar, em primeira-mão, o seu primeiro trabalho «Retratos Cinéticos». «O projeto Orblua caracteriza-se pela originalidade das composições e pelo carácter multi-instrumentista dos três músicos que o compõem. Em palco, a banda utiliza cerca de 20 instrumentos étnicos e contemporâneos para falar sobre o Algarve», descreve a casa que acolhe o espetáculo.

Sul InformaçãoNo dia seguinte, 20 de março, uma sexta-feira, há mais música. A pianista AyseDeniz apresentará o seu trabalho «Pink Floyd Classical Concept», uma interpretação muito pessoal dos temas mais emblemáticos desta mítica banda britânica, à luz do trabalho de Franz Liszt.

«Este álbum teve origem nos arranjos que fiz de três músicas de Pink Floyd, escritos na forma de uma fantasia para celebrar o 200º aniversário de Franz Liszt. Ao contrário de outros ‘covers’, os meus arranjos evoluíram a partir das canções originais e tomaram a sua própria forma, tornando o projeto uma “osmose” entre e música de Pink Floyd e de Liszt», explica a pianista.

No dia 21, haverá novo Fartuna – Festival de Tunas Académicas, que juntará em palco formações musicais da Universidade do Algarve, mas também convidados de diferentes pontos do país.

A programação de março inclui ainda a realização de mais uma sessão do Cineclube de Faro, com a projeção do filme «O Espírito de 45», de Ken Loach, no dia 24, uma terça-feira.

O mês encerra com a 12ª edição do Dançarte – Concurso Internacional de Dança, destinado a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, que se realizará de 25 a 28 de março.

festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

View from the back of a Portuguese policeman guards public order|Foto 1 Apreensão DP PTM|Foto 3 Apreensão DP PTM|Foto 2 Apreensão DP PTM

Detido jovem que esfaqueou homem nas costas no centro de Faro

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Porfírio Maia

Porfírio Maia é o convidado da próxima Tertúlia Farense