Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoEm janeiro e fevereiro, há lugar para as mais variadas expressões de arte, no Teatro das Figuras.

A estrutura cultural farense propõe espetáculos de música, teatro, dança, cinema e exposições, nos próximos dois meses, que trarão à capital algarvia, entre muitos outros, Rodrigo Leão, a Companhia Nacional de Bailado e uma exposição de Luís Ramos, fotojornalista do Público.

Hoje, sábado, há teatro, partir das 21h30. Eduardo Madeira e Manuel Marques interpretam uma comédia sobre dois atiradores que estão no topo de um prédio. «Não sabemos se são da polícia ou assassinos. Sabemos apenas que esperam a chegada de alguém que será a vítima», segundo o Teatro das Figuras.

Banner lateral albufeira

Segue-se o cinema, numa parceria entre o Teatro Municipal de Faro e o Cineclube de Faro. Na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro, às 21h30, será exibido o filme de Jean-Luc Godard «Adeus à Linguagem», distinguido com o Prémio do Júri na edição de 2014 do Festival de Cannes.

Dois dias depois, no dia 15 de janeiro, será inaugurada no Foyer do teatro das Figuras a exposição de fotografia «Layers», do fotógrafo Luís Ramos, uma mostra que conta com Nuno Faria como curador.

No mesmo dia, uma quinta-feira, às 18h30, ovioloncelista Mikhail Shumov interpretará as suites para violoncelo de Bach e Reger, no âmbito de uma parceria entre a casa que acolhe o espetáculo e a Fundação Pedro Ruivo.

Segue-se, no fim-de-semana, a 2ª edição do Faro Tango Fest, que propõem um workshop de dois dias de Tango Argentino (16 e 17 de Janeiro), o espetáculo «Tango a Cuatro», com as duplas Gastón e Laura e Milton e Romina (dia 17, 21h30), terminando com uma Milonga, no Foyer do Teatro (dia17, 23 horas).

Sul InformaçãoNos dias 22 e 23 às 21h30, o LAMA – Laboratório de Artes e Media do Algarve apresenta no Pequeno Auditório a peça «A Cabeça Muda», interpretada pela consagrada atriz Isabel Medina, por João de Brito e Ana Lopes Gomes.

«A Cabeça Muda parte do retrato brutal das sociopatias contemporâneas; a posse e a vontade de libertação são os movimentos contrários que estabelecem o conflito», descrevem os promotores do espetáculo.

No dia 24, um sábado, Rodrigo Leão regressa ao palco do Teatro das Figuras, para apresentar o espetáculo «O Espírito de Um País», o mesmo que apresentou na escadaria do Palácio de São Bento por ocasião da homenagem aos 40 anos do 25 de Abril.

«O Espírito de Um País é um espetáculo imperdível, uma viagem pelo Portugal que Rodrigo Leão tão bem tem representado além fronteiras e que tanto tem inspirado as suas inimitáveis criações!», assegura o Teatro das Figuras.

No dia 29 de janeiro, às 21h30, o Comando Territorial de Faro da GNR organiza um concerto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, sob direção do Maestro Capitão João Afonso Cerqueira. Este concerto é de entrada livre, sujeita à lotação da sala.

A programação do mês encerra com mais uma edição das «Noites de Sofá», que volta a transformar o palco do Teatro das Figuras numa sala de estar que acolhe o público e, desta feita, o guitarrista Norberto Lobo.

«No seu mais recente trabalho Fornalha “o guitarrista continua a impulsionar a inovação no seu trabalho com uma subtileza tal que o parece revestir de uma espécie de liberdade fantástica», enquadra o TMF.

 

«O Lago dos Cisnes» passa no Teatro das Figuras em fevereiro

Sul InformaçãoA diversidade na programação continua, no mês de fevereiro, que começa com uma peça de bailado clássico. A Companhia Nacional de Bailado volta ao Algarve para interpretar o famoso ballet «O Lago dos Cisnes», com música de Piotr Tchaikovski, contando, para isso, com a parceria da Orquestra Clássica do Sul (OCS). As sessões estão marcadas para os dias 6 e 7 de fevereiro, uma sexta e um sábado, às 21 horas.

Este espetáculo revisita «um clássico incontornável da história da dança» e motivará a utilização do fosso da orquestra do Teatro das Figuras. A coreografia está a cargo de Fernando Duarte.

No dia 10, uma terça-feira, há concerto pedagógico, uma iniciativa do Serviço Educativo do Teatro das Figuras agendada para as 10h30, que conta, igualmente, com a participação da OCS.

No dia 13 de fevereiro, a «Banda do Mar» chega a Faro, para dar um concerto que assentará no seu primeiro trabalho, mas também em temas da carreira de Mallu Magalhães e Marcelo Carmelo, as vozes do projeto. Em palco, estarão, igualmente, o baterista Fred, Bernardo Barata (baixo) e Alexandre Bernardo (guitarra).

No dia 15, um domingo, regressam os Concertos Promenade, (e a Orquestra Clássica do Sul). O ciclo Promenade de 2015 debruçar-se-á sobre «Santos Lendários» e a primeira sessão será dedicada a «D. Nuno, o Santo Cavaleiro». A sessão começa, como é hábito, ao meio dia.

No dia 19, o ciclo «Às Quintas no Teatro» sugere a peça «Das Ding», seguindo-se, no sábado dia 21, o concerto «Amália por Júlio Resende», onde o pianista português se apresentará a solo e tocará músicas da grande diva do Fado.

O Cineclube de Faro e o teatro continuam a colaborar, em fevereiro, e sugerem o filme «Os Maias», de João Botelho. O filme será exibido em duas sessões, no dia 24 de fevereiro, às 15 horas e 21h30.

A programação de fevereiro do Teatro das Figuras encerra com música, garantida por diversos intérpretes e com um cariz solidário. O espetáculo «Lusofonia Abraça a Causa», promovido pelo Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (C.A.S.A.), juntará em palco Dino D’Santiago, Jorge Fernando e Fátima Rebordão.

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado