Concurso público para projeto de execução do Porto de Recreio de Faro já está lançado

O concurso público para a “Elaboração do Projeto de Execução do Porto de Recreio de Faro e RECAPE” foi lançado […]

doca exterior de faro_1O concurso público para a “Elaboração do Projeto de Execução do Porto de Recreio de Faro e RECAPE” foi lançado no dia 13 de Janeiro, com a publicação do anúncio no Diário da República. Este é mais um passo para a concretização de uma velha aspiração dos farenses.

O concurso público para aquisição de serviços é promovido pela Docapesca – Portos e Lotas SA, enquanto autoridade portuária, e contou com a colaboração, na sua preparação, da Câmara Municipal de Faro. O preço base definido foi de 97 mil euros.

O objetivo é a elaboração do projeto de um porto de recreio a construir em Faro, no lado exterior da atual Doca, com uma capacidade aproximada para 275 embarcações, ocupando uma área molhada de seis hectares e uma área terrestre de 2,9 hectares, de acordo com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) emitida em 19 de dezembro de 2005.

doca exterior de faro_2José Apolinário, presidente do Conselho de Administração da Docapesca SA, em declarações ao Sul Informação, revelou que «esperamos ter uma proposta até ao final de 2015».

Quanto à construção da Doca Exterior de Recreio, deverá depois ser alvo «de um concurso para concessão», que englobará «a construção e a exploração» do novo equipamento náutico.

O projeto deverá assegurar, porém, «o devido enquadramento com a área envolvente, no sentido de potenciar a articulação da cidade com a ria, na prossecução da estratégia definida para a frente ribeirinha», salienta a Câmara de Faro, que já se congratulou, em comunicado, «com a publicação do anúncio do concurso público».

José Apolinário fez questão de salientar que, «embora o concurso seja lançado pela Docapesca, resulta de todo um longo trabalho de parceria com o Município de Faro».

doca exterior de faro_3A mesma «boa relação entre as entidades» é salientada pela Câmara farense, que acrescenta que tal se traduziu «em reuniões de trabalho conjunto de alguns meses, formalizando-se nos requisitos técnicos do concurso público».

A maior preocupação foi garantir a «interligação entre a cidade, a ria, e a referida infraestrutura, Doca Exterior», interligação que é «claramente salvaguardada, num contexto mais integrador e complementar», diz ainda a autarquia.

As peças do concurso estão disponíveis para consulta dos interessados nas instalações da Docapesca – Portos e Lotas, S.A, Serviço Dominial Delegação Sul, na Rua do Alportel, n.º 10, 3.º, em Faro, sendo que o prazo para apresentação das propostas termina às 18h00 do 60º dia a contar da publicação do referido anúncio.

 

Fotos de: Nuno Costa/Sul Informação

Comentários

pub