Antigo sanatório de São Brás motiva visita guiada e conferência

Uma visita guiada e uma conferência estão marcadas para sexta-feira, 16 de Janeiro, no antigo Sanatório de São Brás de […]

sanatórioUma visita guiada e uma conferência estão marcadas para sexta-feira, 16 de Janeiro, no antigo Sanatório de São Brás de Alportel, hoje Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul.

Integrada nas comemorações do centenário do concelho de São Brás, a visita guiada às instalações do antigo sanatório para tuberculosos, que aproveitava os bons ares da serra algarvia, está marcada para as 17h00.

Meia hora depois, terá lugar a conferência «Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre tuberculose pulmonar». Serão conferencistas Cristina Fé Santos, Ana Luísa Santos e Vítor Matos, que têm desenvolvido investigação sobre esta matéria. A entrada em ambas as iniciativas é livre.

O Sanatório Vasconcelos Porto, assim denominado em homenagem ao seu fundador e principal patrono, foi uma instituição de saúde destinada a ferroviários, localizada no concelho de São Brás de Alportel, que esteve em atividade como tal entre 1918 e 1991.

Inaugurado em 8 de Setembro de 1918, com a presença do então secretário de estado do Comércio, o Sanatório foi construído pela companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, para albergar os funcionários e as suas famílias, que sofriam de tuberculose.

Foi instalado no Vale de Alportel, de forma a proporcionar, aos seus pacientes, um ambiente propício ao repouso e um ar menos poluído do que nos centros urbanos; chegou a deter uma elevada importância, tendo-te tornado num dos principais pólos para o tratamento das doenças respiratórias em Portugal.

O tratamento dos doentes de tuberculose fazia-se através do repouso, de alimentação cuidada, e da exposição ao ar livre; o uso de medicamentos era reduzido ao mínimo, exceto nos casos mais avançados da doença.

O complexo incluía uma galeria, coberta por vidros para proteger das condições atmosféricas, aonde os pacientes repousavam durante o dia; os quartos estavam equipados com janelas de abertura horizontal, que permitia a sua abertura durante toda a noite, podendo ser fechadas quando os doentes se deitavam e levantavam.

Atualmente, apesar de aí funcionar o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, o edifício alberga um núcleo museológico, onde se recorda a história deste edifício e se expõem alguns dos utensílios utilizados no Sanatório.

Comentários

pub