Água potável chega a mais uma aldeia serrana de Castro Marim

Alcarias Grandes, na freguesia do Azinhal, é a povoação do concelho de Castro Marim que passará a ter rede de […]

águaAlcarias Grandes, na freguesia do Azinhal, é a povoação do concelho de Castro Marim que passará a ter rede de abastecimento domiciliário de água tratada. A intervenção, com 25 ramais de abastecimento, estará concluída até ao final deste mês.

A empreitada, que engloba as cerca de 50 povoações deste municípios, será desenvolvida ao longo do mandato e realizada por administração direta, o que, salienta a autarquia, «reduz significativamente os custos da instalação».

Até agora, o abastecimento em cerca de meia centena de povoações serranas do concelho ainda era feito através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes. Daí que o executivo camarário tenha escolhido, como um dos «maiores objetivos», levar a rede de água a essas aldeias. Cerro do Enho e Campeiros foram as primeiras povoações a ver este sonho cumprido.

Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, refere que «a autarquia esperou muitos anos por um hipotético financiamento comunitário, a situação era insustentável. Estamos a falar de cerca de 1000 pessoas, a maior parte idosos e com muitas dificuldades de mobilidade».

No decurso desta empreitada, a Câmara diz ter verificado «a recuperação de imóveis de antigas gerações devolutos há décadas, pelo que se prevê também o retorno de alguns munícipes à terra natal, agora com melhores condições de habitabilidade e uma significativa melhoria das condições de vida».

Comentários

pub