150 mil pessoas passaram por Albufeira no fim de ano (com fotos)

Cerca de 150 mil pessoas passaram por Albufeira entre os dias 31 de Dezembro e 4 de Janeiro, para participar […]

albufeira_passagem de ano_1Cerca de 150 mil pessoas passaram por Albufeira entre os dias 31 de Dezembro e 4 de Janeiro, para participar nos festejos de Fim de Ano, anunciou hoje a Câmara Municipal deste concelho algarvio.

Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2014. Mas o programa prolongou-se até ao dia 4 de Janeiro, com o evento Paderne Medieval, na aldeia histórica do Barrocal algarvio, e o Festival de Humor “Solrir”, que trouxe a Albufeira os mais conceituados comediantes a nível nacional.

Mais um Fim de Ano em que Albufeira voltou a constituir-se como um dos grandes destinos para esta época tradicionalmente festiva. A Câmara Municipal e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira – juntaram-se para promover um programa de cinco dias sugerindo umas miniférias.

«São Pedro ajudou e o resultado esteve próximo das expetativas mais otimistas. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas tenham passado por Albufeira entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro. No dia 31, mais de 50 mil pessoas escolheram a Praia dos Pescadores para brindar ao Novo Ano no tão aguardado concerto junto ao mar», revela a autarquia.

A entrada em 2015 foi feita ao som dos D.A.M.A. e de Tiago Bettencourt, que puseram a plateia a dançar com temas bem conhecidos do grande público.

albufeira_passagem de ano_2Mas a festa começou logo pela tarde com o Programa Especial de Fim de Ano da TVI, em direto do centro da cidade. Foram seis horas de emissão transmitidas pela estação líder de audiências, que se associou, pela primeira vez, às comemorações do Fim de Ano em Albufeira.

O programa, que tem uma audiência estimada superior a 1 milhão de espetadores, juntou milhares de pessoas no Largo Eng.o Duarte Pacheco. Ao longo do dia, os apresentadores Manuel Luís Goucha e Mónica Jardim deram a conhecer o melhor do concelho fora da época balnear, nas diversas entrevistas e reportagens promovidas a esse propósito.

A entrada em 2015 ficou marcada pela sessão de fogo-de-artifício que iluminou a Praia dos Pescadores e a Praia da Oura. Depois das doze badaladas, a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro encheu-se de animação com a Star Parade, um desfile de artistas circenses que encheram as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

albufeira_passagem de ano_3Mas as celebrações do Novo Ano prolongaram-se até ao passado domingo. Nos primeiros quatro dias de 2015, a freguesia de Paderne recuou no tempo e acolheu mais de 15 mil visitantes, que percorreram as ruas da aldeia do Barrocal algarvio num ambiente único.

Quem por lá passou teve a oportunidade de conhecer de perto um mercado medieval onde não faltaram as iguarias gastronómicas, as artes e ofícios de antigamente, exibições e atuações musicais alusivas à época.

Os visitantes do primeiro dia do ano puderam ainda assistir ao desfile histórico que retratou a cerimónia da entrega da Carta de doação a Paderne.

Ainda durante os primeiros dias de 2015, Albufeira voltou a acolher o maior Festival de Humor em Portugal, que decorreu no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados. Foram mais de 6 mil, os espetadores que receberam 2015 a rir, nas quatro noites em que subiram ao palco consagrados artistas como Nilton, Aldo Lima, Serafim, Herman José, Ana Bola, Óscar Branco, Manuel Marques, entre muitos outros, que protagonizaram momentos verdadeiramente hilariantes.

A grande afluência de público em todas as sessões veio confirmar que o Solrir é o maior acontecimento do género a nível nacional, reunindo os melhores humoristas da atualidade.

albufeira_passagem de ano_4O Festival é uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, tendo contado com o patrocínio da Caixa Agrícola e o apoio do NAU Hotels and Resorts, da APAL – Agência de Promoção de Albufeira e do Turismo do Algarve.

Carlos Silva e Sousa, presidente do Município, salientou que “todo este programa gerou um significativo impacto económico no concelho, tendo igualmente gerado um grande retorno mediático, o que representam aspetos positivos para um concelho como Albufeira”.

O autarca referiu também estar certo que “a grande maioria daqueles que nos visitaram deram por bem empregue o seu investimento” e aproveitou ainda para “agradecer a todos aqueles que colaboraram para que Albufeira liderasse as comemorações do Fim de Ano a sul do país”.

Para José Santos, presidente da APAL, “este programa de Fim de Ano é, cada vez mais, uma marca que importa valorizar porque já faz parte da tradição de Albufeira e a APAL cá estará para apoiar esta e outras iniciativas que representem uma mais-valia para o nosso concelho”.

O programa de Fim de Ano de Albufeira resultou de uma parceria entre o Município e a Agência de Promoção de Albufeira (APAL), com o apoio dos empresários locais, que contribuíram financeiramente para a realização do evento.

 

Comentários

pub