Sábado há concerto de cravo e flauta na Ermida de São Sebastião em Tavira

A Ermida de São Sebastião recebe no sábado, 6 de Dezembro, às 18h00, o concerto de Elsa Mathei (cravo) e […]

ElsaA Ermida de São Sebastião recebe no sábado, 6 de Dezembro, às 18h00, o concerto de Elsa Mathei (cravo) e Ana Figueira (flauta), no âmbito do projeto “Música nas Igrejas”.

O programa contempla peças de Handel, Teleman, Bach, Locke, entre outros compositores.

Elsa Mathei ingressou, aos 13 anos, na classe de cravo da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Licenciou-se, em cravo, pela Escola Superior de Música Artes e Espetáculo (ESMAE), no Porto, e tirou uma pós-graduação, em Pianoforte, pela Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC), em Barcelona.

Estudou, igualmente, na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, na Holanda.

Frequentou diversos cursos do panorama musical histórico atual e realizou diferentes trabalhos em cravo e música de câmara.

Colabora como cravista acompanhadora em vários cursos de grupos de música de câmara, assim como nas Orquestras de Cascais, Oeiras, do Algarve e do Divino Sospiro. É também correpetidora em cursos de aperfeiçoamento, destacando-se a master classe de oboé e violino barroco.

Leciona, atualmente, na Academia de Música de Lagos, as disciplinas de cravo, baixo contínuo e classe de conjunto. É diretora do ciclo de música antiga Sons Antigos a Sul, no Barlavento algarvio.

Ana Figueiras, natural de Loulé, iniciou-se no mundo da música, no Centro de Expressão Musical de Loulé e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

Concluiu a licenciatura, em flauta de bisel, na Escola Superior de Música de Lisboa, e terminou o mestrado, no Lemmensinstituut – Leuven (Bélgica).

Ana_FigueiraRealizou dezenas de concertos em vários pontos do país, enquanto membro dos grupos de música antiga e participou como solista com a orquestra barroca “Concerto Ibérico”, no festival de Música Antiga SIMA, 2014.

Realizou concertos em vários países europeus, nomeadamente, na Bélgica, Itália e Áustria. Colaborou também, como docente e realizou concertos nos cursos Internacionais de Flauta de Bisel, em Lyme Regis (Reino Unido), em 2012, 2013 e 2014.

Obteve o 1º prémio na Competição Internacional de Flauta de Bisel – Prijs Mieke Van Weddingen (Bélgica) em 2014; o 2º prémio na Competição Internacional de Flauta de Bisel em Nordhorn -Blokflöten Festival (Alemanha), em 2012, e o 3º prémio na Competição Internacional de Flauta de Bisel – Prijs Mieke Van Weddingen (Bélgica).

Leciona, presentemente, flauta de bisel e formação musical, no Conservatório de Música de Loulé.

 

PROGRAMA:

– Handel: Sonata Ré m
– G. P Telemann: Sonata Sol m
– M. Locke: Suite
– Ricercar  improvisação Ana Figueiras
– Ground mr eccles: Anon
– William Byrd: Pavana Gallarda
– The fairy masque de robert johnson
– Bach : prelude e fuga Mib M e/ou Ré m

Comentários

pub