Rota Omíada chega ao Algarve ligando turismo e cultura em sete países

Se ainda não ouviu falar da dinastia árabe omíada e do seu legado na área do Mediterrâneo, agora é o […]

???????????????????????????????Se ainda não ouviu falar da dinastia árabe omíada e do seu legado na área do Mediterrâneo, agora é o momento certo. Sete países, incluindo Portugal, estão a criar uma grande rota em torno do tema para contar a história daquele império no mundo. O Algarve é o representante português neste itinerário transfronteiriço que poderá ser percorrido a partir do próximo ano.  

«Umayyad» ou «Rota Omíada» é o nome do percurso turístico que junta sete países ligados ao Mediterrâneo – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve) – e um património comum a todos eles: a herança dos omíadas.

Os turistas atraídos pela oferta cultural e de natureza vão ter assim mais motivos para viajar em 2015, ano em que este projeto cofinanciado pela União Europeia ficará concluído.

E o que poderão ver os visitantes quando atravessarem a rota internacional? Mesquitas, palácios, fachadas de edifícios, pormenores arquitetónicos como cúpulas e monumentos que ajudarão a explicar quem foram os omíadas, através da pegada patrimonial por eles deixada.

Na região algarvia, onde terão governado de 711 a 1031, a rota abrange 11 municípios, num total de 36 localidades. Entre o conjunto de 15 bens inventariados no Algarve estão, por exemplo, os jogos de tabuleiro omíadas, expostos no núcleo de arqueologia do castelo de Alcoutim, o castelo velho desse município e um pano de muralha no castelo de Silves.

«A representação portuguesa no projeto Umayyad é assegurada pelo Algarve, em particular através da intervenção conjunta da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Direção Regional de Cultura, que lideram o grupo de suporte local que ajudará a implementar o itinerário na região. Estamos empenhados por acreditarmos que ele será um excelente pretexto para chamarmos mais turistas para o Algarve, que passará a estar ligado aos restantes seis países que integram a rota, o que é ótimo para aumentar a visibilidade do destino», afirma o presidente da RTA Desidério Silva.

mesquita de córdobaO projeto arrancou em 2013 e entra agora na sua fase final, com a sinalização no terreno, o desenvolvimento de materiais de apoio à rota, o carregamento de conteúdos no sítio oficial, em http://umayyad.eu, e a promoção além-fronteiras do itinerário. Tudo para que, até ao fim de 2015, já seja possível pôr os pés na primeira rota omíada do mundo.

Por estes dias está precisamente a decorrer, em Alexandria, no Egito, a quarta reunião internacional sobre o projeto, contando com a presença de quatro técnicos algarvios, da áreas da Cultura e do Turismo, numa delegação chefiada pela diretora regional de Cultura Alexandra Rodrigues Gonçalves.

Em declarações ao Sul Informação a partir de Alexandria, aquela responsável explicou que o contributo do organismo que chefia passa, sobretudo, pelo «levantamento, identificação dos recursos culturais e patrimoniais e desenvolvimento científico dos conteúdos para produção da rota e do guia».

«Este projeto inclui-se na desejada aproximação entre cultura, património e turismo, numa perspetiva de valorização de uma herança cultural comum ao Mediterrâneo e aos sete países envolvidos. A ideia é que possamos envolver, num grupo de ação local, os intervenientes que possam tirar partido de mais uma rota turística e cultural, que traga mais valor para estas áreas e municípios envolvidos . Uma rota que também contribua para um melhor conhecimento da região, das suas raízes e leve as pessoas a percursos fora dos habituais», disse ainda Alexandra Gonçalves.

Além da vertente de património, a rota irá integrar «a gastronomia, os eventos e alojamento», uma vez que a ideia é «aumentar a atratividade destes lugares, para que comecem a ser promovidos pelos agentes e operadores do turismo», concluiu aquela responsável.

Desidério Silva, por seu lado, sublinha que a Umayyad «desempenhará ainda um papel importante na diversificação da oferta turística e na atenuação da sazonalidade do turismo no Algarve e no Mediterrâneo».

A Rota Omíada é liderada pela fundação «El Legado Andalusí» e financiada pelo programa European Neighborhood and Partnership Instrument (ENPI), no âmbito da Cross-Border Cooperation in the Mediterranean.

Comentários

pub