Porto de Sines atribui 1º prémio ensaio na área da Gestão e Economia Portuária

O Porto de Sines atribuiu o 1º prémio ensaio, com o valor de cinco mil euros, ao melhor trabalho na […]

prémio ensaio gestão portosO Porto de Sines atribuiu o 1º prémio ensaio, com o valor de cinco mil euros, ao melhor trabalho na área da Gestão e Economia Portuária concluído entre 2012 e 2014.

A 1ª edição deste prémio contou com a participação de três trabalhos, que apresentaram candidatura e foram avaliados pelo júri.

O júri do prémio foi composto por João Franco, presidente do Conselho de administração do Porto de Sines, por João Duque e José Augusto Felício, professores do ISEG,  João Guerreiro, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e ainda por José António Contradanças, quadro da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS).

O júri deliberou atribuir o 1º prémio, por maioria, ao trabalho intitulado “O Porto de Sines – um ativo geoestratégico nacional, da autoria de Paulo Jorge M. Pires Moreira.

O trabalho vencedor evidencia, segundo a APS, «as capacidades e aspirações do Porto de Sines que, fruto da sua localização e das suas potencialidades competitivas, se afirma como um ativo estratégico capaz de se integrar e satisfazer a procura de uma cadeia do transporte marítimo à escala mundial».

O trabalho explora, igualmente, «com razoabilidade, as implicações que poderá ter para Sines o alargamento do Canal do Panamá».

A menção honrosa foi atribuída, por unanimidade, ao trabalho “Avaliação de cenários intermodais de transporte para o Porto de Sines: uma oportunidade para o transporte marítimo de curta distância?”, da autoria de Elisabete Maria Mourinho Arsénio Guterres de Almeida e de José João Prata Oliveira Laranjeira da Silva.

Este trabalho foi distinguido pela sua «originalidade na abordagem específica de um tema pouco referenciado como potencial para o Porto de Sines, que revela uma boa abordagem metodológica e qualidade científica».

Comentários

pub