Participação de Portugal na 1ª Grande Guerra inspira exposição em Faro

A exposição fotográfica «O Soldado Português na Primeira Grande Guerra», comissariada pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, vai […]

Embarque do C.E.P. 1917A exposição fotográfica «O Soldado Português na Primeira Grande Guerra», comissariada pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Faro de 5 a 31 de janeiro de 2015.

Além de imagens, a mostra inclui «um conjunto de documentos originais com informação acerca da cidade e dos seus naturais que tomaram parte ativa no conflito», cedidos pelo Arquivo Municipal de Faro.

«Para além desta documentação, serão expostos diversos objetos militares cedidos por elementos da comunidade que tiveram familiares na guerra, o que servirá para enriquecer a nossa história e perpetuá-la para as novas gerações», revelou a Câmara de Faro.

Esta exposição «pretende ser uma homenagem a todos os naturais do concelho de Faro que participaram na Primeira Grande Guerra», que decorreu entre 1914 e 1918. Portugal foi um dos países que participou, enviando, em 1917, o Corpo Expedicionário Português, que combateu ao lado dos Aliados, na Flandres, em França.

Ao todo, morreram mais de dez mil soldados portugueses e muitos mais ficaram feridos, neste sangrento conflito.

A inauguração da exposição terá lugar no dia 5 de Janeiro pelas 17h30, e contará com a presença de dirigentes da Liga dos Combatentes e do Presidente da Câmara Municipal de Faro.

Comentários

pub